Longa japonês Assunto de família ganha debate ao vivo no Ciclo de Cinema e Psicanálise do MIS
Drama dirigido por Hirokazu Kore-eda explora os laços afetivos que ligam diferentes pessoas e que podem criar relações de parentesco. Filme é tema da live do programa, que acontece em 14 de julho, às 20h, ao vivo, no canal do MIS no Youtube
O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um debate sobre um filme com um jornalista e um psicanalista convidado, ganha mais uma edição ao vivo dentro do #MISemCasa – campanha virtual do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Desta vez, o filme Assunto de família (Manbiki kazoku, dir. Hirokazu Kore-eda, Japão, 2018, 121 min, 14 anos) será tema de live debatida pela psicanalista Ana Maria Brias Silveira e o jornalista Walter Porto, com mediação de Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP. Esta edição acontece em 14 de julho, às 20h, ao vivo, no canal do MIS no YouTube. O filme não será exibido, mas está disponível nas plataformas Netflix, Google Play Movies e Apple Itunes.
Em Assunto de família, depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhe dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.
“No longa o diretor coloca o espectador dentro da vida de uma família. A câmera nos aproxima bastante das personagens, a ponto de nos sentirmos contracenando com os habitantes da pequena casa, encolhidos até, e participando das relações. Em contraponto à naturalidade das cenas familiares, surge crescente ironia; à medida em que são questionados os laços consanguíneos, expõem-se interesses egoísticos e amorosos que unem os personagens e, de modo geral, acredito, os seres humanos”, resume Luciana Saddi. “Luta pela sobrevivência, força de trabalho grupal e cooperação surgem como importantes componentes de ligação dos indivíduos e os transformam em familiares. Mas não podemos deixar de mencionar os conflitos entre indivíduo e família, as relações de poder e dependência, matéria prima dos consultórios de psicanálise, dramas e tragédias”, completa.
Exibido sempre às terças dentro da programação virtual do #MISemCasa, o Ciclo de Cinema e Psicanálise traz bate-papo ao vivo com especialistas a cada 15 dias – intercalando, semanalmente, com vídeos de edições anteriores realizadas presencialmente no Auditório MIS.
O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.
O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.
Debatedores:
Ana Maria Brias Silveira é psicanalista, psicóloga clínica e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Walter Porto é repórter da Ilustrada e assina a coluna Painel das Letras. Está na Folha de S.Paulo desde 2014 e já foi repórter da Ilustríssima.
Mediação: Luciana Saddi – diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP
S e r v i ç o
Ciclo de cinema e Psicanálise ao vivo – Assunto de família | #MISEMCASA
14 de julho, às 20h, no canal do youtube do mis
SITE www.mis-sp.org.br
REDES
museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br