Memorial da Resistência promove curso gratuito de Educação em Direitos Humanos
Com pré-inscrições abertas até 2 de junho, curso terá 100 vagas disponíveis para as aulas ministradas por especialistas convidados pelo museu
Na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, o Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abre as pré-inscrições para a 10ª edição do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania, que acontece presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho.
O curso tem como objetivo introduzir o público ao aprendizado de conhecimentos específicos, promovendo a troca de experiências e fornecendo uma base reflexiva para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos.
Serão cinco aulas e uma mesa redonda, norteadas por dois eixos orientadores: o saber curricular e pedagógico, que inclui aulas e debates ministrados por especialistas convidados, e saber experiencial, que fomenta a discussão e a troca de experiências a partir de grupos de trabalho.
O curso é gratuito, e conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Com o total de 100 vagas disponíveis, as inscrições vão até o dia 2 de junho através do formulário disponível neste link.
Confira a programação:
10 de julho – O que são Direitos Humanos?
Profa. Maria Victoria de M. Benevides
11 de julho – Educação para a democracia e a diversidade étnico-racial
Prof. Oswaldo Santos (Universidade Metodista/SP)
11 de julho – Educação em Direitos Humanos: Uma proposta metodológica
Profa. Maria de Nazaré Tavares Zenaide (UFPB-NCDH)
12 de julho – O papel da escola e dos educadores nos processos educativos em Direitos Humanos Profa. Aida Monteiro (UFPE)
13 de julho – EDH – O Direito à memória e à verdade e a consolidação dos direitos humanos Profa. Alessandra Gasparotto (UFPel)
14 de julho – Mesa redonda: Desafios e possibilidades da Educação em Direitos Humanos em tempos atuais.
Camila Cardoso (Comunidade Cultural Quilombaque – Agência Queixadas)
Hamilton Harley (Instituto Vladimir Herzog)