Migrantes venezuelanos são tema de exposição no Museu da Imigração
Inauguração faz parte do Programa de Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo, que contará, ainda, com mesa redonda e lançamentos de livros
Com foco nas famílias venezuelanas registradas por Chico Max em Roraima, a exposição “La Jornada: A resiliência do povo venezuelano em busca de refúgio no Brasil” será inaugurada no Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – no dia 8 de fevereiro, às 13h30. Na mesma data, compondo as atividades do Programa de Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo, haverá ainda mesa redonda e lançamentos de dois livros e um calendário.
Retratando populações indígenas, pedreiros, contadores, engenheiros e um juiz federal, as imagens da mostra foram realizadas por Max, nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, em setembro de 2018, e revelam um fenômeno migratório complexo que atinge todas as classes socioeconômicas e culturais.
Com o olhar dos direitos humanos, os registros apresentam pessoas, profissão e sonhos, proporcionando uma reflexão sobre a imigração de maneira menos reagente e mais humana. Por meio de 20 fotografias, os visitantes poderão conhecer a realidade desses imigrantes e pensar sobre como essa é uma condição que pode ser vivida, a qualquer momento, por eles próprios, assim como por conhecidos e amigos.
A exposição temporária é uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e ficará em cartaz no MI até o dia 31 de março.
Programação de Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo
O cronograma do Programa de Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo se iniciará no dia 8, às 9h00, com uma abertura, que contará com a presença do reitor da UNICAMP, Professor Doutor Marcelo Knobe; da coordenadora da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho, Dra. Catarina von Zuben; a coordenadora do Comitê Estadual para Refugiados/Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo, Dra. Aparecida Izilda Alves; o secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, Dr. Carlos Bezerra Jr., e a diretora executiva do Museu da Imigração, Alessandra Almeida. Na sequência, a conferência “Operação Acolhida” será realizada pelo coordenador operacional adjunto da Força Tarefa Logística Humanitária, Coronel Georges Feres Kanaan.
A partir das 10h00, os participantes poderão prestigiar o painel “Migrações Internacionais e Direitos Humanos”, que será mediado pela Dra. Catarina von Zuben. Para participar da discussão, serão convidadas diversas autoridades, dentre elas o defensor público federal, Dr. João Freitas de Castro Chaves; a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Dra. Lívia dos Santos Ferreira; o representante do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, Dr. Jaime Nadal, e a chefe do escritório da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) em São Paulo, Dra. Maria Beatriz Bonna Nogueira.
Os lançamentos dos livros “Migrações Venezuelanas” e “El éxodo venezolano: entre el exilio y la emigración” e do calendário “Juntas Impactamos”, sob orientação da coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo – NEPO/UNICAMP/FAPESP/CNPq, Rosana Baeninger, e do professor da PUCMinas, Duval Fernandes, acontecerão às 11h30. Participarão desse momento, o diretor do Centro de Estudos Migratório – Missão Paz, Paolo Parise; o gerente de serviço da Casa de Passagem para Migrantes Estrangeiros, José Roberto Mariano; o jornalista, imigrante venezuelano e fundador do Movimento Produtivo de Venezuelanos no Brasil, César Barrios e a organizadora do calendário, Dra. Juliana Armede, entre outros profissionais.
O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.
Serviço
Abertura da Exposição “La Jornada: A resiliência do povo venezuelano em busca de refúgio no Brasil”
Data: 8 de fevereiro
Hora: 13h30
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Programa de Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo
Abertura e Conferência “Operação Acolhida”
Data: 8 de fevereiro
Hora: 9h00
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Painel “Migrações Internacionais e Direitos Humanos”
Data: 8 de fevereiro
Hora: 10h00
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Lançamento dos Livros “Migrações Venezuelanas” e “El éxodo venezolano: entre el exilio y la emigración” e do Calendário “Juntas Impactamos”
Data: 8 de fevereiro
Hora: 11h30
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração