MIS abre exposição “Nova Fotografia: Hiperurânio”, de André Bonon
Série compõe uma narrativa visual inspirada na Teoria das Ideias de Platão. A exposição, que integra o programa Nova Fotografia no MIS 2018, tem abertura no dia 21 de junho, quinta-feira, às 19h00, com entrada gratuita
Em junho, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura a terceira mostra do programa Nova Fotografia 2018: Hiperurânio, do paulista André Bonon. A mostra, que tem inspiração no livro Fedro, de Platão, abre no dia 21 de junho, às 19h00, com entrada gratuita.
O fotógrafo define a série como uma narrativa visual contemporânea, em que não há uma leitura única e cujo sentido depende justamente da interação entre as imagens e o público. “As fotografias, de forma lúdica, tecem um diálogo sobre as possibilidades e questionamentos para um sentido da existência, para uma história da vida, tendo como pano de fundo a Teoria das Ideias de Platão”, afirma Bonon. “A Teoria busca a apreensão intelectual da essência eterna e imutável das coisas. Conhecer é chegar a essa essência, ao que é universal”.
As imagens, por fim, convidam o público a mergulhar em questionamentos sobre a própria realidade. “Platão coloca todas as “Ideias” em um mundo distinto do qual vivemos, um mundo metafísico, o mundo Hiperurânio, lugar acima do céu. O mundo físico é acessível pelos sentidos; já o Hiperurânio só é acessado pelo intelecto”, completa o artista.
Sobre André Bonon
Interessado nos processos de comunicação, nos universos pessoais e suas relações, o paulista André Bonon graduou-se em Ciências da Comunicação em 2000 e pós graduou-se em 2005, atuando nas áreas de design e comunicação. Estudou Psicologia na Itália de 2006 a 2010, e, desde então, procura dedicar-se ao estudo e prática da fotografia como um espaço de questionamentos, abordando inquietações e temas relacionados às relações humanas, incômodos e ambiguidades do cotidiano.
Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.
SERVIÇO
Nova Fotografia: Hiperurânio, de André Bonon
Abertura: 21.06, às 19h00 (entrada gratuita)
Data 22 de junho a 5 de agosto de 2018
Horário terças a sábados, das 12h00 às 21h00; domingos e feriados, das 11h00 às 20h00
Local Nicho
Ingresso Gratuito