Evento reúne as peças teatrais produzidas ao longo de 2019 pelas diversas turmas do Curso de Teatro da instituição, com temas infantis e adultos
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza, de 05 a 08 de dezembro, a 16ª Mostra de Artes Cênicas, com apresentação das principais peças teatrais produzidas ao longo de 2019 pelas diversas turmas do Curso de Teatro da instituição. A programação deste ano traz sete espetáculos, com temas infantis e adultos. As apresentações serão realizadas no palco do Teatro Procópio Ferreira, às 15h e 20h, todas com entrada gratuita. Os ingressos já podem ser retirados.
A programação começa nesta quinta-feira, dia 5, às 20 horas, com “História de lenços e ventos”, obra de IloKrugli (falecido em setembro deste ano), produzida por alunos do primeiro ano do Curso de Teatro Adulto da escola. A história se passa num quintal, onde passam todos os ventos, onde voam todos os lenços, onde se estende a noite e onde brilha o sol. É uma grande brincadeira de criança feita por adultos, que reúne poesia, música e liberdade. Sob direção geral da professora Adriana Afonso e direção musical de Thiago Augusto Marcos, a peça terá tradução simultânea para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), feita pela intérprete TillyBertolaccini, e a classificação é livre.
Na sexta-feira, dia 06, às 15 horas, alunos do primeiro ano do Curso de Teatro Juvenil do Conservatório de Tatuí apresentam “Chiquita Bacana no Reino das Bananas”, texto de Reinaldo Maia. A peça foi escrita em 1977 e coloca em cena o absurdo de uma menina que é acusada de ter comido uma banana no Reino das Bananas. O reino é comandado pelo Rei Leonino e atravessa uma fase em que os animais estão perdendo suas funções sociais. O que acontecerá no final só os espectadores poderão decidir. A direção geral é dos professores André Luiz Camargo e Fernanda Mendes; assistência de direção de Thiago Leite; direção musical de Joseval Paes. A classificação é livre.
No mesmo dia, às 20 horas, alunos do curso de Aperfeiçoamento em Performance encenam “Perfoda-se”, com roteiro produzido coletivamente pela turma, sob a orientação do professor João Armando Fabbro. A peça visa uma reflexão sobre a vaidade humana e a busca de uma boa aparência que esconda nossas fraquezas, num reflexo vazio da eterna procrastinação. Com tema adulto, a peça é recomendada apenas para maiores de 18 anos e terá lotação máxima de 100 pessoas na plateia.
No sábado, dia 07, às 15 horas, alunos do segundo ano de Teatro Juvenil interpretam “Annie”, obra de Thomas Meehan. O ano é 1933 e a cidade de Nova York enfrenta a época histórica chamada de Grande Depressão. Annie é uma menina de 11 anos que mora em um orfanato e cultiva a esperança de ter uma vida melhor. Miss Hannigan, que administra o orfanato com mão cruel e implacável, fará tudo para impedir Annie de encontrar a felicidade. Mas o destino tem outros planos para a menina. A peça tem classificação livre, direção das professoras Erica Pedro e Adriana Afonso, e supervisão musical de Joseval Paes.
Mais tarde, às 20 horas, a turma do segundo ano de Teatro Adulto apresenta “Barrela”. Escrito em 1958, é o primeiro texto conceituado do dramaturgo Plinio Marcos. A peça conta o drama de 13 presos que dividem um pequeno espaço. Os conflitos se acirram com a chegada de mais um preso, apelidado de “Garoto”. Também chamado de “Carne nova”, ele acaba violentado pelos demais. A direção é do professor André Luiz Camargo, com assistência de Flavio Melo e Thiago Leite. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.
No domingo, dia 08, às 15 horas, alunos do terceiro ano de Teatro Juvenil encenam “MaroquinhasFruFru”, obra da Maria Clara Machado. A história se passa na praça de uma cidade qualquer onde é realizado um concurso de bolos. Todas as boleiras da cidade estão ansiosas, pois o prêmi é um belo colar de pérolas. MaroquinhasFruFru vence a disputa, só não imaginava a dor de cabeça que isso lhe traria. Com direção geral da professora Dalila Ribeiro e direção musical de Joseval Paes, a obra tem classificação livre.
A Mostra de Artes Cênicas termina no domingo, às 20 horas, com o espetáculo “Nós[otros]”, escrito e produzido por alunos do terceiro ano de Teatro Adulto, sob a direção do professor Flávio Melo. A peça narra passagens da vida de quatro personagens em perspectivas temporais diferentes. A história de Rosa e Lucas é contata do dia do seu nascimento até a sua morte, quanto a história de Helena e Horácio é contada do dia de sua morte até o nascimento. Com isso, os atores buscam (re)alocar conceitos de tempo, linearidade, teatro e realidade. A obra é indicada para maiores de 14 anos.
A Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí reúne os principais trabalhos desenvolvidos em sala de aula por alunos e professores dos cursos de Artes Cênicas da instituição. “O objetivo é efetivar o fenômeno teatral, que só se dá na presença do público. É também a oportunidade de realizar um exercício de interdisciplinaridade, unindo os alunos dos cursos de formação de atores com os alunos das oficinas de maquiagem, iluminação, cenografia, o som em cena e direção – todos em torno de um mesmo trabalho de criação”, comenta a coordenadora da área, Fernanda Mendes.
Em sua 16ª edição e no ano em que o Conservatório de Tatuí celebra seus 65 anos de fundação, a Mostra de Artes Cênicas homenageia os mestres (in memoriam) Antonio Mendes e Carlos Ribeiro, grandes artistas que tiveram papel fundamental na criação, estruturação e expansão do Setor de Artes Cênicas na escola.
Antonio Mendes foi ator, diretor, professor e sonoplasta. Iniciou suas atividades artísticas em 1974, em Mococa (SP). Em 1978, veio para o Conservatório de Tatuí, onde contribuiu para a formação de diversos atores consagrados. Coordenou o Setor de Artes Cênicas da instituição de 1988 a 2007.
Carlos Ribeiro foi ator, diretor, iluminador e professor teatral. Teve sua primeira experiência nos palcos em 1977, no 1º Festival Estudantil de Teatro promovido pelo Conservatório de Tatuí. Frequentou o Curso de Teatro desta instituição até 1984, profissionalizando-se e aperfeiçoando-seposteriormente com outros grandes mestres. Coordenou o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí entre 2009 e 2015.
SERVIÇO
16ª Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Fernanda Mendes, coordenação
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
“História de Lenços e Ventos”, de IloKrugli
Primeiro Ano do Curso de Teatro Adulto
TillyBertolaccini, intérprete (Libras)
Tiago Augusto Marcos, direção musical
Adriana Afonso, direção geral
Data: 05 de dezembro de 2019, quinta-feira
Horário: 20h00
Classificação: Livre
“Chiquita Bacana no Reino das Bananas”, de Reinaldo Maia
Primeiro Ano do Curso de Teatro Juvenil
Joseval Paes, direção musical
André Luiz Camargo e Fernanda Mendes, direção cênica
Data: 06 de dezembro de 2019
Horário: 15h00
Classificação: Livre
“Perfoda-se”, criação coletiva
Curso de Aperfeiçoamento em Performance
João Armando Fabbro, professor responsável
Data: 06 de dezembro de 2019
Horário: 20h00
Classificação: 18 anos
(Lotação máxima: 100 pessoas)
“Annie”, de Thomas Meehan
Segundo Ano do Curso de Teatro Juvenil
Joseval Paes, supervisão musical
Erica Pedro e Adriana Afonso, professoras responsáveis
Data: 07 de dezembro de 2019, sábado
Horário: 15h00
Classificação: Livre
“Barrela”, de Plínio Marcos
Segundo Ano do Curso de Teatro Adulto
André Luiz Camargo, Flávio Melo e Thiago Leite, professores responsáveis
Data: 07 de dezembro de 2019, sábado
Horário: 20h00
Classificação: 16 anos
(Lotação máxima: 100 pessoas)
“MaroquinhasFruFru”, de Maria Clara Machado
Terceiro Ano do Curso de Teatro Juvenil
Joseval Paes, direção musical
Dalila Ribeiro, direção cênica
Data: 08 de dezembro de 2019, domingo
Horário: 15h00
Classificação: Livre
“Nós[otros]”, de processo colaborativo
Terceiro Ano do Curso de Teatro Adulto
Flávio Melo, direção
Data: 08 de dezembro de 2019, domingo
Horário: 20h00
Classificação: 14 anos