Série inédita do fotógrafo Felipe Larozza retrata o cenário das radiolas de reggae na capital do Maranhão e sua expansão na capital paulista
Na terça-feira, dia 10 de dezembro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – inaugura a última mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para serem expostos no Museu ao longo do ano: Radiolas, de Felipe Larozza. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 19 de janeiro de 2020, no Espaço Nicho.
São Luís, capital do Maranhão, é também a capital do reggae no Brasil. Os maranhenses vivem e produzem reggae com tanta intimidade que até parece que a origem de tudo é ali. Existe um jeito próprio de dançar e uma cadência romântica nas músicas que dá ao estilo uma levada bem brasileira. Atualmente estimam-se cerca de 200 radiolas — nome dado às equipes de som — formadas por DJs, experientes montadores e aparelhagens com dezenas de potentes caixas amplificadoras empilhadas. Nos anos recentes a cena Maranhense vem se espalhando pelo Brasil, especialmente na cidade de São Paulo. O ensaio do fotógrafo Felipe Larozzabusca no estado de origem as raízes e atual situação dessa enorme cena cultural e se fecha com a chegada dessas equipes de som à cidade de São Paulo.
A série é composta por 16 imagens e foi realizada entre 2016 e 2019 em São Luís (MA) e na capital paulista.
Sobre o fotógrafo
Felipe Larozzaé fotógrafo e diretor de filmes.Desde 2014, é colaborador da revista VICE Brasil, e já atuou como freelancer em agências de notícia nacionais e internacionais. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas Do rio que era Doce ao outro lado dos trilhos(Belém, São Luís e Salvador, 2017) e 7ª edição da Mostra SP de Fotografia da Doc Galeria (São Paulo, 2016). Foi selecionado para o livro anual O melhor do fotojornalismo brasileiro (2016/2017), indicado ao JoopSwartMasterclass, seleção de bolsas para jovens fotógrafos organizada pela World Press Photo (2016/2017) e finalista da seleção de bolsas para o workshop da agência Magnum, organizado pelo Festival de Fotografia de Tiradentes (2017).
Nova Fotografia 2020
Estão abertas as inscrições para o programa Nova Fotografia 2020. Para participar da convocatória os interessados devem acessar o site do museu, preencher a ficha de inscrição e enviar o projeto fotográfico, que deve ser inédito e conter de 10 a 20 imagens. Os materiais serão recebidos até 8 de dezembro de 2019
Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria e do pesquisador, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler.
Nova Fotografia | “RADIOLAS”, de FELIPE LAROZZA
ABERTURA 10.12.2019, às 19h
DATA 11.12.2019 a 19.01.2020
HORÁRIO 10h às 22h – terça a sábado;10h às 20h – domingos e feriados
LOCAL Nicho
INGRESSO Gratuito
CLASSIFICAÇÃO Livre
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.