HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesMundo do Circo e Bate-Papo Literário são alguns destaques da programação da Secretaria da Cultura

Mundo do Circo e Bate-Papo Literário são alguns destaques da programação da Secretaria da Cultura

Além de passeios, tem oficinas gratuitas como de palhaçaria para iniciantes na Fábrica de Cultura e de Crônicas Esportivas do Museu do Futebol

Precisa de uma ajuda para fazer sua agenda cultural dos próximos dias? A Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo separou ideias para ajudar você a se inspirar. Para a família toda, tem a opção do Mundo do Circo com um espetáculo em homenagem à palhaça Jujuba, em 09 e 10/3, às 17h.

Para quem deseja algo, sem sair de casa, tem o Bate-papo Literário on-line com a escritora Letrux, com a medição da apresentadora Roberta Martinelli, em 12/03, das 19h às 20h30. Estes encontros feitos pela BibliON proporcionam aos leitores descobrirem novos gêneros literários e se conectarem com grandes escritores em conversas estimulantes.

Já para a galera do artesanato, tem a oficina de elaboração de Filtro de Sonhos, no Museu das Culturas Indígenas, com Adilson Pankararu, que é um elemento da cultura indígena ojibwa (ou chippewa). Para a cosmologia de povos indígenas, os sonhos são carregados de importantes significados e muitas vezes são parte de processos rituais. 

Na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, terá palhaçaria para iniciantes e curiosos com Edson MilHouse e o Museu do Futebol abriu o processo seletivo para a oficina de Crônicas Esportivas com a jornalista Milly. Além disso, terá: Visita + Oficina “Construção de Identidade: Dia Internacional da Mulher”, no Museu da Imigração; Pocket Show da Bruna Black, na Fábrica de Cultura Osasco; Influências artísticas entre Brasil e Europa nos anos 1920 e 2020, via Zoom do Museu Casa Guilherme de Almeida; Exposição com obras da pintora e escultora Lygia Clark, na Pinacoteca de São Paulo e a exposição fotográfica “Nós Mulheres”, no Museu Casa de Portinari.

Confira abaixo os detalhes:

Cabaré Miss Jujuba, no Mundo do Circo

Quando? 09 e 10 de março, sábado e domingo, às 17h 

Onde? Mundo do Circo, na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo.

Saiba mais: Espetáculo Cabaré Miss Jujuba que faz homenagem à palhaça Miss Jujuba, celebrando a diversidade e a inspiração de Julieta Hernández, imigrante venezuelana assassinada no último mês de dezembro no estado do Amazonas durante uma viagem de bicicleta até seu país de origem, para visitar sua mãe. Está repleto de números de circo, palhaçaria, poesia e música, promete momentos de graça e reflexão. Com curadoria do grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies. Julieta Hernández, imigrante venezuelana, foi uma artista multifacetada, atuando como palhaça, cicloviajante, bonequeira, poeta, música e veterinária, deixando um legado inspirador.

Bate-papo Literário com a escritora Letrux

Quando? 12 de março, terça-feira, das 19h às 20h30, virtual.

Onde? BibliON, biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.

Saiba mais:A BibliON promove um “Bate-papo Literário” com a cantora, compositora, atriz e escritora brasileira Letícia Pinheiro de Novaes, cujo nome artístico é Letrux. Dentre os livros escritos, está o “Zaralha – Abri A Minha Pasta”. O encontro acontece das 19h às 20h30 e, para participar, basta fazer a inscrição on-line pelo link.

Oficina de Artesanato: Filtro de Sonhos, com Adilson Pankararu

Quando? 09 de março, sábado, às 14h.

Onde? Museu das Culturas Indígenas, R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca.

Saiba mais: Em março, o Museu das Culturas Indígenas promove, com Adilson Pankararu, uma oficina de elaboração de Filtro de Sonhos, que é um elemento da cultura indígena ojibwa (ou chippewa). Para a cosmologia de povos indígenas, os sonhos são carregados de importantes significados e muitas vezes são parte de processos rituais. Para o povo Pankararu os sonhos são canais de comunicação com os Encantados, que entram em contato com determinadas pessoas trazendo mensagens, ou até atribuindo atividades. Na oficina, o público terá oportunidade de elaborar seu próprio filtro de sonhos.

Palhaçaria para iniciantes e curiosos com Edson MilHouse

Quando? De 16/03 a 27/04, exceto 20/4, aos sábados, das 14h às 17h.

Onde? Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo.

Saiba mais: O nariz do palhaço é considerado a menor máscara do mundo, assim como cada pessoa é única, o personagem de seu palhaço, também, é. E interpretar esta singularidade, implica em entender não só seus objetivos como palhaço, mas os defeitos e qualidades como indivíduo. Existem  os palhaços da recreação, do circo e o palhaço que faz ações e atividades em hospitais. Além disso, tem o universo da palhaçaria feminina, o palhaço indígena e aquele da cultura popular, ou cultura africana, por exemplo. É um leque de palhaçarias que se juntam complementarmente.

Oficina de Crônicas Esportivas com a jornalista Milly Lacombe

Quando? As inscrições vão de 5 a 24 de março de 2024.

Onde? Ao todo serão três aulas gratuitas virtuais que acontecerão nos dias 22 e 29 de abril, e 6 de maio, sempre das 19h às 21h. O resultado do processo sai no dia 28 de março.

Saiba mais: O Museu do Futebol abriu o processo seletivo para a Oficina de Crônicas Esportivas com a jornalista Milly Lacombe que vai selecionar 20 pessoas de qualquer parte do Brasil que tenham interesse em desenvolver a escrita desse gênero literário e jornalístico tão ligado à história e à prática do futebol no Brasil. A oficina será gratuita e servirá como preparação para o Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, que este ano conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O objetivo da oficina é capacitar as pessoas inscritas para a redação de textos na modalidade crônica esportiva de forma que, ao fim das aulas, cada participante tenha uma obra elegível para participar do 3º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, a ser lançado em breve.  

Visita + Oficina | Construção de Identidade: Dia Internacional da Mulher

Quando? 09 de março, sábado, às 14h30.

Onde? Museu da Imigração, na R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca.

Saiba mais: Em consonância com o Dia Internacional da Mulher, as artistas plásticas Cláudia Kiatake e Cristina Suzuki, promovem uma visita à exposição temporária “Sombras-Luzes: Identidade na Diáspora Japonesa”, seguida de uma oficina onde os participantes produzirão um carimbo-assinatura. A proposta tem referência nas obras “Crise de Identidade” e “Eu Aceito”, onde, por meio de uma vivência lúdica, o público será estimulado a pensar como cada pessoa constrói sua identidade, remetendo à sua ancestralidade e às histórias de seus pais, avós, bisavós.

Assim, cada participante confeccionará seu próprio carimbo criando uma imagem que represente a sua identidade e poderá produzir uma composição imprimindo em papel.

Pocket Show da Bruna Black, na Fábrica de Cultura Osasco

Quando? 9/3, sábado, às 20h

Onde? Fábrica de Cultura Osasco | Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco.

Saiba mais: Osasco recebe o “Pocket show” de Bruna Black. A cantora e compositora já participou do The Voice 2020 e atualmente forma a duo ÀVUÁ com o artista Jota Pê. A dupla participou do álbum Onze, de composições inéditas do Adoniran Barbosa, indicado ao Grammy Latino em 2022.

Influências artísticas entre Brasil e Europa nos anos 1920 e 2020

Quando? 13 de março, quarta-feira,  das 19h às 21h.

Onde? Pela plataforma Zoom.

Saiba mais: O Museu Casa Guilherme de Almeida realiza uma série de atividades denominadas Retratos recíprocos: trânsitos entre Brasil e Europa nos anos 1920 e 2020 durante o mês de março. O projeto pretende mostrar as trocas artísticas que aconteceram entre o Brasil e a Europa na década de 1920, resultado dos intensos movimentos migratórios mundiais ocorridos na época, além de estabelecer um diálogo entre as vivências de artistas refugiados de guerras na primeira metade do século XX com a situação de refúgio na atualidade. Por exemplo, em 13 de março, das 19h às 21h,  acontece a conversa Jenny Klabin Segall, Tradutora, com Helmut Galle, professor da área de Alemão do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Galle apresenta aspectos da produção tradutória de Jenny Klabin Segall (1899-1967) dedicada ao drama clássico alemão e francês para o português, com destaque para a versão metrificada e rimada das duas partes do Fausto, de Goethe.

Exposição com obras da pintora e escultora Lygia Clark

Quando? Em cartaz de 2 de março até 4 de agosto de 2024.

Onde? Pinacoteca de São Paulo –  Pina Luz, na Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo.

Saiba mais: Mostra de uma das artistas brasileiras mais relevantes do século XX “Lygia Clark: Projeto para um planeta” ocupa as sete galerias da Pina Luz com mais de 150 obras que demonstram o legado dos mais de 30 anos de carreira da artista e comemora o seu centenário, apresentando obras como Projeto para um planeta (1960) – da série Bichos, que dá nome à exposição. 

Exposição Fotográfica “Nós Mulheres”

Quando? De 05 a 28 de março (terça-feira a domingo), das 9h às 17h.

Onde? Galpão das Artes, na Rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski (SP).

Saiba mais: O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), celebra o Dia Internacional da Mulher com uma programação especial na primeira semana de março. O destaque é a abertura da exposição “Nós Mulheres”, no Galpão das Artes, da fotógrafa Lola Paola Martins, apresenta retratos de mulheres em diferentes fases da vida – desde bebês até idosas – em situações diversas: no trabalho, cuidando da casa, sendo amamentadas, sendo retratadas em poses espontâneas, artísticas ou que mostram a realidade das mulheres no dia a dia. A fotógrafa registra lutas, glórias, alegrias e tristezas no universo feminino. A mulher, tantas vezes retratada por Portinari, em sua essência real, que passa despercebida.

Compartilhe!