Evento que reúne artistas e coletivos independentes acontece no próximo sábado, 03 de junho, das 12 às 17, na marquise do MAB Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no dia 03 de junho (sábado), das 12h às 17h, realiza a 3ª edição da MAB – MARGENS, feira de artes gráficas que trará diferentes produções artísticas de São Paulo.
A feira tem como objetivo reunir artistas e coletivos independentes, oferecendo um espaço de divulgação e venda de suas produções gráficas, como a xilogravura, o desenho, o sticker, o stencil, o bordado, a serigrafia, entre outras linguagens de artes gráficas.
Para Joyce Farias, pesquisadora do MAB Emanoel Araujo, “MAB – MARGENS enquanto feira é uma espécie de universo expandido da produção de artes gráficas, por que além do público adquirir obras originais, há também aquela atmosfera dos ateliês e oficinas, com a possibilidade de dialogar com os artistas sobre os processos de criação e poética. Tudo isso é muito comum aos artistas, mas uma experiência única para o público”.
Entre os artistas e coletivos convidados para o evento estarão: Aldeia Tapirema, Ateliê Falha, Catarina Dantas, Cordel Urbano, Danirampe, Difavela, Editora Marginal, Guinho Nascimento, Gustavo Nascimento, Heloísa Isac, Jamac, Léia Tavares, Marjori Magê, May Solimar, Rafa Black, Roni Evangelista, Thiago Consp, Tiago Gualberto e Xiloceasa.
Ainda integrando a programação da feira, acontecerá o lançamento do livro “Das Raízes à Colheita”, que reúne poesias, contos, crônicas e canções de diversas escritoras negras. A obra literária é o primeiro livro do Coletivo Flores de Baobá e o lançamento contará com leitura de alguns de seus textos em formato de mini sarau, contando com a presença das autoras do coletivo: Benedita Lopes, Catita, Claudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira e Samira Calais.
Como nas outras edições da feira, o evento contará com um espaço para alimentação, com a venda de bebidas e de quitutes do tabuleiro baiano do Alcides.
A 3ª MAB – MARGENS acontecerá na marquise do Museu, localizada na área externa do pavilhão Padre Manoel da Nóbrega no Parque Ibirapuera, próximo ao Portão 10. O acesso será livre e sem a necessidade de fazer inscrição.
Vale ressaltar, que no dia da feira a entrada do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo será gratuita.
Serviço
3ª edição MAB MARGENS – Feira de Artes Gráficas
Data e horário: 03/06, das 12h às 17h.
Local: Marquise do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 (Estacionamento pelo Portão 3)
Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo, o Museu é um espaço de arte, história e memória.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com cerca de 9 mil itens, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.