Promovido pela Mastercard o programa está em sua 4ª edição e propõe atividades que buscam despertar o talento de meninas em áreas ainda consideradas masculinas e as aproxima do universo da tecnologia
O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, recebe no dia 25 de outubro, das 10h às 17h, o programa Girls4Tech na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O programa que está em sua 4ª edição é desenvolvido pela Mastercard.
Cerca de 200 meninas das ONGs Inspiring Girls e AFESU participarão das atividades do programa, que tem como objetivo estimular o interesse de meninas de 8 a 12 anos pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além disso, este ano, pela primeira vez, o programa será aberto para meninas que visitarem o museu e desejarem participar.
Criado em abril de 2014, o Girls4Tech tem o objetivo de inspirar meninas a seguirem carreiras STEM (science, technology, engineering and math) por meio de um currículo divertido e envolvente, construído em torno dos padrões globais de ciência e matemática. O programa incorpora a expertise da Mastercard em tecnologia e inovação e inclui tópicos como criptografia, detecção de fraudes, análise de dados e convergência digital. O programa já alcançou mais de 400 mil meninas em 25 países.
A programação da edição brasileira deste ano terá baterias de exercícios de convergência digital, algoritmos e criptologia, realizadas por meios de elementos lúdicos que fazem alusão às ações realizadas por profissionais no cotidiano. As garotas contarão com mentoria de mais de 50 funcionários voluntários da Mastercard para a realização dos exercícios e farão visitas guiadas ao Museu.
“Queremos mostrar para essas meninas que elas podem trabalhar com o que quiserem. Globalmente, temos o objetivo de atingir 1 milhão de meninas até 2025, e estamos no caminho certo. Da edição brasileira passada para cá, aumentamos em quase 10 vezes o número de meninas participantes”, comenta Sarah Buchwitz, Vice-Presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil e Cone Sul. “Com ações como o Girls4Tech, esperamos inspirar muitas carreiras futuras em tecnologia”, finaliza.
O panorama global mostra a necessidade de se investir mais em ações para a equidade de gênero em áreas de tecnologia. Cibersegurança e a inteligência artificial (IA) são dois dos campos de tecnologia mais importantes da atualidade, no entanto, um estudo do Fórum Econômico Mundial indicou que apenas uma em cada 20 meninas opta por uma carreira nas áreas de STEM.
SERVIÇO:
Mastercard realiza 4ª Edição do Girls4Tech
Onde: Museu Catavento – Palácio das Indústrias – Av. Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.
Telefone: (11) 3315-0051
Quando: 25/10 – sexta-feira das 10h às 17h.
Quanto: R$ 10 e R$ 5 meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita às terças-feiras.
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de sete anos.
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.
Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Sobre a Mastercard
A Mastercard (NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Nossa rede global de processamento de pagamentos conecta consumidores, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardNews, participe das discussões no blog BeyondtheTransaction e inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.
Sobre o museu
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. Mais informações sobre o Museu Catavento: www.cataventocultural.org.br;