As peças premiadas e selecionadas estarão expostas a partir do dia 23 de novembro
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga o resultado do 33º Prêmio Design, a mais tradicional e longeva premiação da área no país, realizada desde 1986. No total, 43 produtos e trabalhos escritos dividem os 1º, 2º, 3º lugares e menções honrosas.
Os vencedores foram selecionados,dentre os 559 inscritos, por duas comissões independentes de jurados. A comissão de produtos foi coordenada por Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, e a de trabalhos escritos por Teresa Riccetti, docente e pesquisadora no curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Os produtos e publicações premiados e os 48 selecionados farão parte da exposição do 33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, com abertura no dia 23 de novembro de 2019, data em que haverá o tradicional encontro entre o júri e premiados, lançamento de livro, a feira Mercado das Madalenas, entre outras atividades.
Além da exposição, o MCB disponibiliza aos 1º, 2º, 3º lugares e menções honrosas um selo para ser utilizado em embalagens e em peças gráficas impressas e digitais que fazem referência aos trabalhos vencedores. O selo pode ser solicitado por meio do e-mail contatopremiodesign@mcb.org.br.
“O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira tem como objetivo principal reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e, consequentemente, incentivar e fortalecer a área”, explica Miriam Lerner, Diretora Geral do MCB.
Confira abaixo a lista de premiadosdo 33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira:
CONSTRUÇÃO
1º lugar: Purificador de água com torneira – Acqua Due – Mesa/Parede; de Fabio Mauricio Faria Melo e Cristiane Grecco Dias Rodrigues. Produção: Lorenzetti S/A.
2º lugar: Tijolo Cappuccino; de Lincoln José Lepri e José Lepri Neto. Produção: Lepri Cerâmicas.
3º lugar: Cobogó Elemento; de Carlos Henrique Bianco, Felipe Guerra Assumpção.
Menção honrosa:
Torneira para lavatório – Loren Neo; de Fabio Mauricio Faria Melo, Jorge Garrido Garcia, Cristiane Grecco Dias Rodrigues. Produção: Lorenzetti S/A.
Sistema de bloco modulares para cabines de banho e divisórias de ambientes; de Rubens Szpilman. Produção: Squalus Ind. Com. Ltda.
ELETROELETRÔNICOS
1º lugar:Máquina de Lavar Brastemp 12Kg Titânio Água Quente com Ciclo Tira Manchas Pro e Ciclo Antibolinha; de Francesca M. Rech, Marcos L. Costa, Rogerio Possamai Jr., Paulo M. Petry, Marina B. Cabral, Rodrigo G. Dias, Renzo Menegon. Produção: Whirlpool Corporation.
2º lugar: Brastemp B.blend Un.Plug; de Francesca M. Rech, Victor H. Fagundes, Marina B. Cabral, Felipe B. Scremin, Renzo Menegon. Produção: Whirlpool Corporation.
Menção Honrosa:
Scopabits; de Erica Sayuri Ide Scopacasa, Victor Vincenzo Ide Scopacasa.
Aquecedor Elétrico com comando wi-fi Stang; de Rodrigo Cesar Leme Silva, Juliano Gheno, Mariana Stangherlin Rigo, Lourenço Stangherlin, Thiago Viana, Lucas Durán, Gabriel Altenhofen, Guilherme Cardoso, Milene Becke. Escritório: Grupo Criativo.
ILUMINAÇÃO
1º lugar (empate):u.f.o.; de Fernando Prado. Produção: Lumini.
1º lugar (empate):duna ; de Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian. Produção: Lumini
3º lugar:Luminária Urbana; de Roberta Banqueri. Escritório: Pontoeu. Produção: Indústria de Móveis Martina.
Menção Honrosa:
ABJ10; de Ricardo Fahl de Oliveira. Produção: OmegaLight.
Linha Piano; de Ricardo Heder. Escritório: Lux Projetos. Produção: Reka Iluminação.
Luminária Wé; de Dimitrih Correa. Escritório: Dimitrih Correa Bespoke Atelier.
MOBILIÁRIO
1º lugar: Mesa Alfa 7; de Lourenço Urbano Gimenes, Fernando Forte, Rodrigo Marcondes Ferraz, Gabriel De la Cruz Mota.Escritório: FGMF Arquitetos.
2º lugar: Cadeira Bel; de Lourenço Urbano Gimenes, Fernando Forte, Rodrigo Marcondes Ferraz, Gabriel De la Cruz Mota. Escritório: FGMF Arquitetos. Produção: Tramontina Belém SA.
3º lugar: Escrivaninha Désqui; de Fernando Prado. Produção: Dpot.
Menção Honrosa:
Cama NoMad;de Fernando Diehl. Escritório: StudioFDHL. Produção: Yellow Cube.
Pinhim;de Bruno Rangel. Produção: Dpot.
TÊXTEIS
1º lugar: Botânica;deNara Evangeline Guichon Ferrari.
2º lugar: Mareando;deNara Evangeline Guichon Ferrari.
Menção Honrosa:
ECO Metalasse;deLorena Andrade V. Beldi e Laura Andrade Vieira. Escritório: LLAS. Produção: LLAS Confecção de roupas LTDA.
TRANSPORTES
1º lugar: Planador QR-15 Larus; de Quintino Romagna Filho.
Menção Honrosa:
WM Motor EX-6 Limited Full Electric SUV; Leandro Trovati Maciel e Rodrigo de Araújo Oliveira. Produção: Aplus Idiada.
WoW; de Wilson Meneguci Junior.
UTENSÍLIOS
2º lugar (empate): Alquimia; de Carl Kawasaki.
2º lugar (empate): Cevador de Chimarrão Chimafácil; de Fabricio Augusto Kipper, Saulo Padoin Chielle. Produção: Chimafácil Ltda.
3º lugar: Coleção Nulo; de Robson Tomoki Hamasaki, Lawson Daiki Hamasaki. Produção: Lunethier.
TRABALHOS ESCRITOS
Publicados:
1º lugar (empate): Dez ensaios sobre memória gráfica; de Marcos da Costa Braga e Priscila Lena Farias (orgs.). Editora: Blucher.
1º lugar (empate): Coleção Gráfica Particular; de Gustavo Piqueira. Editora Lote 42.
2º lugar : Cândido de Faria: um ilustrador sergipano das artes aplicadas; de Germana Gonçalves Araujo, Beatriz Góis Dantas, Rafael Cardoso, Norberto Gaudêncio, Stéphanie Salmon, Beatriz Matos de Carvalho, Jean Carvalho Santos e Cybelle Nascimento Guilherme. Editora: UFS.
Menção Honrosa |Publicados
Série Materiais e Criação em Design e Arquitetura / Materiali e Creatività per il Design e l’Architettura; de Denise Dantas, Barbara Del Curto, Cristiane Aun Bertoldi, Cibele Haddad Taralli | USP
Histórias do Design em Minas Gerais; de Marcelina das Graças de Almeida, Marcos da Costa Braga, Maria Regina Álvares Correia Dias | UEMG.
Não-Publicados
1º lugar (empate): Para lembrar-me de mim: produtos e serviços terapêuticos para prevenção e reabilitação da Doença de Alzheimer em idosos institucionalizados; de Aline de Souza Aride; Orientadora: Rita Maria de Souza Couto | PUC-Rio.
1º lugar (empate): Pandemonium: processo criativo, experimentação e acaso; de Leopoldo Augusto Leal; Orientador: Vicente Gil Filho | USP
2º lugar: DIM – Design Inova Moda: modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuário; de Andréia Mesacasa; Orientadora: Virginia Kistmann | UFPR.
Menção Honrosa | Não-Publicados
A Paisagem Gráfica de Orlando da Costa Ferreira: reconstruindo a memória do design através da imagem e da letra; de Almir Mirabeau da Fonseca Neto; Orientadores: Guilherme Cunha Lima e Edna Cunha Lima | UERJ.
Resgate tipográfico: delimitações, características e prática no design de tipos; de Érico Carneiro Lebedenco; Orientadora: Gisela Belluzzo de Campos | Universidade Anhembi Morumbi.
DESIGN FORA DE SÉRIE Percursos da produção contemporânea em São Paulo: Estúdio Manus e ovo; de Valéria C. Barbosa; Orientadora: Priscila Arantes | Universidade Anhembi Morumbi.
Design Hacker: customização de interfaces gráficas móveis por alteração de código; de Danilo Braga; Orientadora: Priscila Arantes | Universidade Anhembi Morumbi.
Múltiplas aprendizagens para a inovação de significado [maiS]: Competências e roadmaps de PD&I para o desenho de um novo mundo material; de Debora Barauna; Orientador:Dalton Luiz Razera | UFPR.
As cores e as formas dos cheiros: as correspondências entre os sentidos do olfato e da visão em frascos de perfumes; de Camila Assis Peres Silva; Orientadora: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli | USP.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe diversas produções nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produtos e outra para Trabalhos Escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de três meses.
SERVIÇO:
33º Prêmio Design MCB
23 de novembro, sábado, das 10h às 20h
Abertura da exposição com as peças premiadas e selecionadas da 33ª edição e mostra do Concurso do Cartaz; Encontro com o júri e premiados; Lançamento de livro; e Mercado das Madalenas.
Resultado completo: mcb.org.br
Realização: MCB
Apoio: ABD, ABEDESIGN, ArqXP, ASPACER, Hotel Clarion Faria Lima, Revista L+D e Senac.
VISITAÇÃO AO MUSEU
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br