No dia 16 de janeiro, os visitantes que postarem selfies usando os bigodes com as hashtags #MuseumSelfie e #MuseuDoFutebol poderão ter suas fotos compartilhadas pelo perfil do Museu
O Museum Selfie Day, celebrado no dia 16 de janeiro, é uma ação global nas redes sociais para promoção dos museus de todo o mundo. Nesse dia, o público é estimulado a interagir com os acervos das exposições de forma descontraída e bastante atual: por meio do compartilhamento das famosíssimas selfies feitas com celular.
Para a edição de 2019, o Museu do Futebol, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, distribuirá, das 10h às 16h, adesivos de bigodes em referência a Charles Miller para que os visitantes tirem as suas selfies. Como muitos cavalheiros da sua época, Miller possuía longos e volumosos bigodes. Charles Miller é considerado por muitos o “pai do futebol” no Brasil, e dá o nome à praça que abriga o Estádio do Pacaembu, sede do Museu. Ele registrou a primeira partida no país depois de ter aprendido a jogar futebol quando estudava na Inglaterra, no final do século XIX.
Para enriquecer a ação, Educadores do Museu estarão na sala Origens, que conta a origem do futebol no Brasil, com o “Baú da Memória” repleto de acessórios característicos do início do século XX, quando o esporte começa a ser praticado por aqui, como luvas, chapéus, coletes e outras vestimentas.
Os visitantes que postarem selfies de seu passeio cultural no dia 16/01, quarta-feira, usando as hashtags #MuseumSelfie e #MuseudoFutebol poderão ter suas fotos compartilhadas no Story do Instagram do Museu do Futebol ao longo do dia. O Museum Selfie Day, além de divertido, é uma oportunidade para aprender mais sobre a nossa história e nossa cultura.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras.
* O Museu não abre às segundas-feiras.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Um cartão é válido por 3 horas. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.
CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:
museudofutebol.org.br/visite/agenda/
OUTRAS FORMAS DE CONTATO:
Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Museu do Futebol – Comunicação
Mônica Saraiva
11 3664-3848 Ramal 77 monica.saraiva@museudofutebol.org.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes 11 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br Elisabete Alina | (11) 3339-8164 | easkwara@sp.gov.br
Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | morsantos@sp.gov.br