X
    Categories: Releases

Museu do Futebol entra na reta final da campanha para audioguia de Futebol Feminino

Minha voz faz História bateu 1° meta, agora segue no 2° tempo do jogo até 20/12 para ter versões em Libras, inglês e espanhol

A campanha Minha voz faz História do Museu do Futebol bateu a 1° meta e vai criar em 2021 o primeiro audioguia para contar mais de 100 anos de histórias do futebol feminino no Brasil. Mas a instituição quer tornar o audioguia ainda mais acessível: a campanha segue até este domingo, 20 de dezembro, com a nova meta de arrecadar R$ 104 mil para fazer uma versão do material na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo. A ideia é também fazer versões do audioguia em inglês e espanhol.

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol está localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e desde 2015 vem buscando dar mais visibilidade ao futebol feminino em suas exposições, programação cultural e ações de comunicação.

Entre as histórias que serão contadas no audioguia, está, por exemplo, a de Clarice Pereira da Silva, uma mulher negra, advogada e sindicalista de Jaú, interior de São Paulo, que fundou uma equipe de domésticas quando o futebol feminino estava proibido no Brasil na década de 60.

A campanha de matchfunding para realização do audioguia acontece por meio do programa BNDES+. As contribuições devem ser feitas pelo site Benfeitoria (benfeitoria.com/museudofutebol). Os benfeitores recebem recompensas exclusivas, como produtos da marca feminista Puta Peita, bonecas de pano da Maria Virou Átomo, Cerveja IPA La Maestra em homenagem a Sissi do Amor e tatuagens temporárias Não é Não.

Benfeitores com possibilidade de contribuir com valores mais altos podem receber um spoiler, com um trecho do audioguia antes do seu lançamento; a possibilidade de participar da estreia do recurso, com uma visita exclusiva incluindo café da manhã no Museu do Futebol e até a doação de kits com camisetas, mochilas, lenços e adesivos da campanha para um time feminino de qualquer lugar do Brasil, que pode ser escolhido com ajuda do Museu.

Mais do que as recompensas, no entanto, o maior retorno da campanha é a possibilidade de ajudar no empoderamento de meninas e mulheres no ambiente esportivo. Quando lançado, o audioguia será utilizado não apenas dentro do Museu do Futebol, mas disponibilizado na internet, para que as histórias de mulheres que jogam bola possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o País.

O FUTEBOL FEMININO NO MUSEU DO FUTEBOL

Localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol tem se esforçado em reparar as desigualdades de representação em torno do fenômeno futebol no Brasil por meio de pesquisa, programação cultural e educativa, exposições e comunicação.

As exposições “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019) são exemplos bem sucedidos do compromisso que o Museu assumiu nesse sentido. No ano passado, durante a exposição “CONTRA-ATAQUE!”, pela primeira vez o número de visitantes mulheres se equiparou o de homens, que historicamente representavam certa de 70% do público.

Além disso, o Museu do Futebol é uma instituição pública, sem fins lucrativos, integrante da rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, que passa pelo debate sobre igualdade de gênero.

COMO DOAR

Até 20 de dezembro

Pelo site Benfeitoria: benfeitoria.com/museudofutebol.

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: