A partir do dia 26/6, o Museu do Futebol faz parte da “Rota do Futebol”, projeto inovador de turismo de experiência em São Paulo. A nova opção turística, lançada pelos operadores dos tours de quatro arenas esportivas paulistanas, une Allianz Parque Experience, Casa do Povo-Arena Corinthians, Morumbi Tour-São Paulo FC e Santos FC-Vila Belmiro ao Museu Pelé e Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Para Eric Klug, diretor executivo do Museu do Futebol, o projeto surgiu para fortalecer ainda mais o turismo na cidade. “Estádios são pontos turísticos no mundo todo e, em São Paulo, não podia ser diferente. O Rota do Futebol certamente enriquecerá a oferta turística da cidade levando ao público cultura, emoção, diversão e a tradição desse esporte”, comenta.
O objetivo principal do projeto é fomentar o turismo de experiência e fazer com que os turistas e paulistanos vivenciem o mundo do futebol de uma forma diferenciada. Por isso, o projeto conta com a Mais SP, uma empresa especializada em turismo no Estado de São Paulo. Aldo José Almeida, sócio e diretor de planejamento e operações da empresa, comenta que o futebol é um segmento fortíssimo, uma paixão nacional, e que a região merece ter um roteiro turístico exclusivo. Já sua sócia, Sofia Khabbaz, diretora de planejamento e comunicação da Mais SP, reforça que o Rota do Futebol vem para inovar o turismo em São Paulo proporcionando experiências inesquecíveis para os participantes.
Sobre a operação, eles explicam que os tours acontecerão de terça a sexta, com saídas regulares – as arenas farão um rodízio semanal. Já aos sábados, o Rota do Futebol disponibilizará saída para as quatro casas parceiras. O ponto de encontro será no Museu do Futebol, com a possibilidade de pick-up em alguns hotéis. O circuito será acompanhado por um guia bilíngue durante todo o passeio, além das visitas que ocorrerão dentro dos museus e arenas.
Para os quatro principais times do Estado de São Paulo, a rivalidade fica apenas dentro de campo. O projeto Rota do Futebol conseguiu um feito inédito com essa união – tudo para proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada, repleta de cultura e muita informação. “É uma alegria tirar do papel este importante projeto para o turismo da cidade de São Paulo. Tenho certeza do sucesso do nosso propósito, que é entregar uma plataforma repleta de experiências e momentos inesquecíveis. Conseguimos reunir os principais executivos do segmento e estamos criando um fato marcante para o futebol nacional”, ressalta Rodrigo Geammal, CMO da Arena Experience. Fernando Botasso, gerente de operações do Morumbi Tour, diz que o projeto uniu os clubes para fomentar o futebol no país: “É importante ressaltar que o Rota do Futebol permite a visitação nos estádios do Estado de São Paulo independentemente do time que você torce. O grande diferencial é poder conhecer a história e estrutura de cada um em um novo formato”.
Pedro Pugliese, sócio fundador do Tour Casa do Povo, da Arena Corinthians, menciona que a iniciativa vai elevar o nível do turismo no país. “Um projeto como esse só tem a acrescentar para o turismo da cidade de São Paulo, principalmente porque levará para o visitante um olhar sobre o futebol na cidade, que vai muito além das quatro linhas de um campo de futebol. E aqui falamos não só de pessoas que vêm a São Paulo, mas os próprios moradores da cidade que não conhecem as partes desse roteiro. A contribuição de todos os parceiros, com certeza, vai colocar o Rota do Futebol em um patamar importante, não só para a cidade, mas para o país”.
O projeto também dá aos participantes a oportunidade de sair da cidade de São Paulo e fazer uma rota um pouco mais longa para conhecer o estádio Urbano Caldeira e o Museu Pelé, em Santos. “O estádio Urbano Caldeira, onde fica o Memorial das Conquistas, completará 102 anos no dia 12 de outubro e fazer parte desse projeto só fortalece a trajetória do Santos FC na Vila Belmiro“, ressalta Odir Cunha, gestor de projetos especiais do estádio.
Sobre o Museu Pelé, o secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, afirma que, ao transpor as portas desse Museu, o visitante não se depara apenas com o acervo do Rei, pois é estimulado a fazer verdadeira imersão em uma história fantástica de um menino pobre que, mais do que dar alegrias ao pai, encantou os cinco continentes com seu talento genial com a bola. “É uma honra para o Museu Pelé participar desse projeto inovador de turismo de experiência no âmbito do futebol”, finaliza o secretário.
A operação do Rota do Futebol começará no dia 03 de julho. A programação completa e as vendas já estão disponíveis no site da Mais SP.