Sessão de “Soccer Boys”, de Carlos Guilherme Vogel, acontece neste sábado, às 21h30. Bate-papo sobre a produção também faz parte da programação
A sessão deste sábado do programa Cinema na Rede apresenta o documentário “Soccer Boys”, do diretor Carlos Guilherme Vogel. A obra apresenta a história de dois jogadores do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro. O filme será exibido neste sábado (10/10), às 21h30, nas redes sociais do museu, como parte da parceria entre a instituição e o CINEfoot. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
O filme acompanha o dia a dia dos jogadores, André e Douglas, que discutem as mudanças em suas vidas a partir do momento em que ingressaram no time. Eles refletem sobre o impacto em suas relações pessoais e nas formas de discriminação sexual no Brasil.
Antes da sessão, acontece um bate-papo sobre o futebol LGBTQIA+. Participam: Bárvarah Pah, musa do Beescats Soccer Boys; Renan Evaldt, diretor da Ligay, e Bruno Alves da Silva, jogador e vice-presidente do Transviver FC. A mediação será de Bernardo Gonzales, transmasculino e jogador de futsal.
A exibição de “Soccer Boys” está também inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. As sessões têm apoio do Acervo da Bola.
Veja onde acompanhar
Sobre o Museu do Futebol
O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
#CulturaEmCasa
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.