X

Museu do Futebol promove Encontro de Colecionadores de Figurinhas

A Copa do Mundo de 2018 está chegando e com ela um momento igualmente aguardado por muitos torcedores: o lançamento do álbum de figurinhas oficial do evento! E foi pensando nesse público que o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, realizará, nos dias 31 de março e 1º de abril, seu primeiro Encontro de Colecionadores de Figurinhas.

 

Foto: Álbum de figurinhas / Divulgação

O evento será realizado na área externa do museu, na fachada do Estádio do Pacaembu, entre 10h00 e 17h00, e terá entrada gratuita. A comercialização de itens no local é proibida, já que o objetivo do encontro é promover a troca de itens e a aproximação de pessoas que compartilham dessa paixão.

“Nas Copas passadas, abrimos nosso espaço para a troca de figurinhas ligadas ao Mundial. O evento agora será mais amplo, unindo coleções de todos os tempos”

Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol. 

 

Grupos que já se encontram no Estádio do Pacaembu foram convidados a integrarem o evento. Além das trocas, um totem digital trará reproduções de álbuns de figurinhas históricos presentes no acervo do Museu do Futebol, oriundos da coleção de Moacir Peres, maior colecionador de álbuns do país. O evento pretende, portanto, reavivar a paixão pelas figurinhas, presente no Brasil desde os anos 1930.

 

Foto: Alan Morici

Curiosidades sobre álbuns de figurinhas no Brasil

  • O primeiro álbum sobre Copa do Mundo lançado no Brasil foi em 1950, editado na coleção “Balas Futebol”.
  • Antes desse período, a fábrica lançava figurinhas avulsas com rostos de jogadores nas “Balas Sportman”, cujo primeiro exemplar saiu em 1921.
  • A primeira figurinha que se tem notícia no Brasil data de 1919, com o rosto de Amílcar Barbuy, um dos primeiros craques da história do Corinthians, publicado pela “Grechi Comp.”, fábrica de doces.
  • Pelé aparece em figurinha pela primeira vez em 1957, em álbum das “Balas Futebol”
  • O primeiro álbum oficial de Copa do Mundo, lançado pela Panini, foi em 1970. Desde então, a empresa italiana tem a exclusividade dos álbuns do evento.
  • Já o primeiro álbum oficial da Copa do Mundo de futebol feminino ocorreu somente em 2011.
  • As figurinhas autocolantes foram lançadas em 1971, no álbum da Panini sobre o campeonato italiano.
  • Por dia, são impressas 25 milhões de pacotinhos de figurinhas pela Panini.

RelatedPost

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: