Evento gratuito com profissionais da Matiz Filmes vai ensinar o público a produzir personagens com massinha de modelar e criar filmes com uso de técnica de quadro a quadro
O futebol vai virar cinema animado. Essa é a proposta de uma oficina que a Matiz Filmes e o cineasta Ralph Friedericks promoverão no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no dia 19 de maio, sábado, a partir das 11h00. Na atividade, gratuita e direcionada a crianças a partir dos cinco anos, o público aprenderá a desenvolver personagens com massinha de modelar e transformar essas figuras em filme usando técnica de animação quadro a quadro.
A oficina terá cerca de duas horas de duração. Depois desse período, os participantes poderão levar para casa os bonecos e os filmes produzidos. Há apenas 30 vagas, e por isso o evento terá distribuição de senhas na bilheteria do Museu do Futebol, a partir das 10h00.
A Matiz Filmes é uma produtora baseada em São Paulo, e a empresa tem expertise em oficinas de cinema, vídeo, animação e foto. Ralph Friedericks, um dos sócios da empresa, tem trajetória como arte-educador e formação em publicidade e criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A técnica de animação quadro a quadro, escolhida por eles para a oficina no Museu do Futebol, utiliza personagens estáticos e cria roteiros a partir de sequências de fotos. Também conhecido como stop motion, esse processo foi a base de filmes como “O estranho mundo de Jack” (dirigido por Tim Burton em 1993), “A fuga das galinhas” (dirigido por Peter Lord e Nick Park em 2000) e “O fantástico senhor Raposo” (dirigido por Wes Anderson em 2009), por exemplo.
O uso do stop motion como recurso cinematográfico, contudo, é bem mais antigo. Em 1902, o francês George Mélies já havia usado a técnica para produzir o curta “Viagem à Lua”, que narra a trajetória de um foguete com tripulação humana.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria da Cultura do Estado e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Oficina de animação
Com Matiz Filmes e o cineasta Ralph Friedericks
Quando: 19 de maio de 2018, sábado, das 11h00 às 13h00
Quanto: Entrada gratuita, limitada a 30 participantes (retirada de senha na bilheteria do Museu do Futebol, a partir das 10h00)
Sobre o Museu do Futebol
Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.
A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O passeio está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).
MUSEU DO FUTEBOL
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento:
Terça a domingo, 09h00 às 18h00
Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.
* O Museu não abre às segundas-feiras.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.
CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:
museudofutebol.org.br/visite/agenda/
OUTRAS FORMAS DE CONTATO:
Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.