Serão três eventos online sobre comunicação, ação educativa e gestão de riscos, tendo como público alvo profissionais de museus, pesquisadores ou estudantes da área
O Museu do Futebol realiza, a partir de 2/6, um ciclo de webinários voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. Realizado com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), os webinários abordarão temas como comunicação, ação educativa e gestão de riscos, considerados estratégicos para os museus no contexto atual. O Museu do Futebol e o SISEM-SP integram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online no endereço is.gd/mdfwebinario. Os participantes podem escolher participar de um, dois ou dos três eventos. Não é necessário ser especialista em cada área. Os webinários acontecem sempre das 10h às 12h, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O primeiro módulo, sobre Gestão de Comunicação Digital, acontece no dia 2/6, visa fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas que estão mantendo viva sua conexão com o público mesmo com os museus fechados, através do ambiente virtual. Também serão introduzidas ferramentas digitais acessíveis e que podem ser incorporadas definitivamente em suas nas rotinas. O módulo será apresentado por Renata Beltrão, assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, com a participação de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes (Cruzeiro/SP) e de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação Institucional da Rede de Museus da Energia.
O segundo módulo, no dia 9/6 abordará Ações Educativas durante o Isolamento, com apresentação da coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso, que vai compartilhar as experiências da instituição com mediações educativas no período de quarentena. A intenção deste encontro é fomentar uma reflexão coletiva sobre que papéis os programas educativos de museus podem assumir neste período de isolamento e como reinventar suas ações para o momento de crise. O módulo terá a participação de Raquel Fayad, diretora-geral da Fundação Marcos Amaro e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu).
Gestão de risco em meio à pandemia é o tema do último módulo, no dia 16/6, com apresentação da diretora do ICOM Brasil e assessora de Diretoria do IDBrasil, Marília Bonas, e a participação de Alessandra Labate Rosso, membro do Conselho de Administração do ICOM Brasil e coordenadora do Núcleo de Coleções da EXPOMUS, empresa com 40 anos de experiência na área de museus no país. Nesse módulo, serão apresentadas e discutidas as recomendações oficiais do ICOM Brasil em relação à pandemia da COVID-19, com foco em gestão de risco. Serão abordados tópicos referentes a conservação de acervo, manutenção predial e medidas de segurança que devem ser tomadas durante o fechamento da instituição.
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.