Com o tema Solidariedade derrubando muros, iniciativa contará com atividades sobre direitos humanos
Realizada pela primeira vez de 8 a 12 de dezembro de 2015, a campanha “Sonhar o Mundo” busca articular os museus da Secretaria da Cultura em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.
Exposições, debates, visitas educativas e oficinas, entre outras atividades foram realizadas com o objetivo provocar a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.
Os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realizam, de 4 a 10 de dezembro, a terceira edição da ação “Sonhar o Mundo”. Com o tema “Solidariedade derrubando muros”, a iniciativa tem programação que une diversos museus em torno de assuntos relacionados aos direitos humanos e incentiva o combate ao preconceito e à discriminação.
O tema deste ano foi escolhido para fortalecer o conceito de um mundo onde diversos territórios possam se unir para criar relações de empatia e solidariedade. A ideia é que esses laços entre museus e entre o público eliminem barreiras e incentivem o combate a desigualdades e preconceitos. “A solidariedade tem papel fundamental para criar um senso de coletividade e acolher a diversidade entre os seres humanos como algo a ser celebrado. Não poderia haver tema mais oportuno em uma ação que celebra os direitos humanos”, afirma José Luiz Penna, secretário da Cultura do Estado.
“Sonhar o Mundo” envolve diretamente cinco museus da Secretaria: Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração e Museu Índia Vanuíre (em Tupã, interior do estado) e o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também serão realizadas atividades nos demais museus da Secretaria da Cultura. A programação inclui exposições, visitas mediadas, oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, sessões de cinema, jogos e saraus.
Museus do SISEM-SP entram na programação
A novidade deste ano é a participação de museus do interior e litoral, integrantes do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). As instituições foram orientadas por meio de um curso oferecido pelo SISEM-SP, em parceria com o Memorial da Resistência, sobre como inserir a questão dos Direitos Humanos no cotidiano dos museus, de modo a expandir o conceito do “Sonhar o Mundo” para vários municípios do estado. Informações sobre inscrições para participação na ação serão disponibilizadas no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).
Toda a programação do Sonhar o Mundo 2017 será publicada em hotsite criado especialmente para a campanha. O endereço será divulgado em breve. Acompanhe o site da Secretaria da Cultura – www.cultura.sp.gov.br – e as postagens nas redes sociais pela hashtag #MundoSolidario para conferir mais detalhes da ação