No formato de stand-up literário, o evento funciona como uma ponte direta entre poetas da contemporaneidade e público do museu
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza o Expresso Poesia pelo segundo ano. Em formato de stand-up literário, dessa vez o projeto traz as poetas contemporâneas Natasha Felix e Geruza Zelnys. Nos sábados de 6 e 20 de julho, a partir das 15h, o público circulante do museu conhecerá os trabalhos e abordagens literárias das escritoras convidadas.
Natasha Felix apresenta seus poemas no dia 6. Durante 30 minutos, a poeta ocupa o hall principal da Casa das Rosas, espaço onde ocorre o Expresso Poesia. No último ano, a escritora e educadora lançou seu primeiro livro, o Use o Alicate Agora (Macondo, 2018). Atualmente ela cursa Letras pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter textos publicados em revistas impressas e digitais.
No dia 20, é a vez de Geruza Zelnys recitar os próprios poemas. A escritora também atua como professora, pesquisadora, crítica literária e mediadora em oficinas de escrita criativa. Esse livro não é pra você (Patuá, 2015), 9 janelas paralelas & outros incômodos (Dobra Editorial, 2016), Se do meu púbis nascesses asas & outros poemas (Editora Oito e Meio, 2017) e Folheio teus cabelos, no contratempo do vento (Editora Urutau, 2017) são alguns dos livros publicados. Com pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ela se aprofundou na visão pedagógica voltada às oficinas de criação literária, o que a levou ao desenvolvimento do curso de Escrita Curativa.
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.
O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO: Expresso Poesia
6 e 20/7. Sábados, 15h às 15h30.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: livre.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)