Museu abre, no dia 8 de outubro, a mostra “Eu sei que existo porque você me imagina”, do fotógrafo Gui Marcondes. Na mesma data, inicia as inscrições para a edição 2025 do programa anual, no site: www.mis-sp.org.br
Em outubro, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, traz novidades para os entusiastas do mundo da fotografia. No dia 8, terça-feira, o Museu inaugura a quinta exposição do programa Nova Fotografia 2024: Eu sei que existo porque você me imagina, do fotógrafo Gui Marcondes. Na mesma data, iniciam-se as inscrições para a convocatória 2025, que irá selecionar seis novos talentos de todo o Estado de São Paulo para integrar o já consagrado programa anual do MIS.
A exposição – que é reinterpretação de algumas imagens do livro “I know I exist because you imagine me”, lançado em 2023, em Berlim, conta com 16 fotografias p & b em grande formato, que foca nas “entidades” que habitam o livro. Além disso, será exibido um vídeo, que expande a narrativa das fotos, usando recursos de Inteligência Artificial e imagens apropriadas do filme “Sans Soleil” (1983) do cineasta e fotógrafo francês Chris Marker (1921-2012). A partir da abertura, o livro será comercializado na lojinha do MIS pelo valor de R$ 150,00. “A reinterpretação tecnológica automatizada das minhas próprias fotos mais as apropriações de imagens de cultura de massa através do trabalho de outro videoartista aprofundam a discussão sobre imaginação, memória e reprodução para além do que foi possível no livro”, afirma o artista que, pela primeira vez, combina seu trabalho de fotografia com uma obra de vídeo.
A exposição, uma das seis selecionadas pelo programa Nova Fotografia 2024, será inaugurada às 19h da terça-feira, dia 8 de outubro, na sala Maureen Bisilliat (térreo do MIS). O público pode conferir a série inédita de Gui Marcondes até o dia 17 de novembro, com entrada gratuita.
Sobre o artista
Gui Marcondes é um artista multidisciplinar com 20 anos de experiência. Formado em Arquitetura pela USP, trabalhou como ilustrador e designer gráfico no começo da carreira, antes de enveredar para o audiovisual através da animação. Seus curtas-metragens foram selecionados para inúmeros festivais internacionais e o principal deles, “Tyger”, foi escolhido pela ABCA como uma das 100 animações mais importantes da história do Brasil. O filme ganhou mais de 30 prêmios ao redor do mundo e até hoje participa regularmente de exibições especiais. Desde 2016, Marcondes vem publicando sua série de zines “Gira”, que faz parte do acervo do IMS SP. Seu projeto em andamento “O Mármore e a Murta”, sobre os caminhos pré-coloniais, foi selecionado para um workshop de desenvolvimento da Magnum Photos com Moises Saman e Paul Moakley. Seu último livro “I know I exist because you imagine me” acaba de ser publicado pelo selo Nearest Truth Editions, do crítico e fotógrafo Brad Feuerhelm, fundador do site American Suburb X. Gui Marcondes foi Artista Convidado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) onde passou duas semanas orientando um workshop sobre Espaços Narrativos em Cinema e Games. Desde 2013 é membro permanente do júri do MIT Creative Arts Competition para startups que unem Tecnologia e Arte
Convocatória 2025
O Nova Fotografia é um projeto anual do MIS que seleciona, através de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas até seis séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS. Os interessados em participar da seleção para o ano de 2025 podem conferir a convocatória completa e efetuar a inscrição, gratuitamente, no site do MIS, entre 8 de outubro e 17 de novembro: www.mis-sp.org.br
O projeto Nova Fotografia tem o apoio da CANSON e do Gin Elixir13.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.
Serviço
EU SEI QUE EXISTO PORQUE VOCÊ ME IMAGINA, de Gui Marcondes | Nova Fotografia 2024
Local: Sala Maureen Bisilliat – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Abertura: 08.10, às 19h (entrada aberta ao público)
Data: até dia 17.11
Horários: terças a sextas, 10h às 19h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 18h
Ingresso: gratuito
Classificação indicativa: livre