X
    Categories: Releases

Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi apresentam espetáculos gratuitos de dança

Em setembro, o público é convidado a prestigiar apresentações do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras e Taanteatro Companhia que investigam a expressão corporal

Em setembro, duas unidades das Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – receberão espetáculos de dança que abordam desde o anticolonialismo até a vida na era digital.

Localizada no centro da cidade, bairro Bom Retiro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe em sua programação, de 4 a 19 de setembro, o espetáculo Artaud, le Mômo, da Taanteatro Companhia. A peça revela a pesquisa coreográfica realizada pelo grupo – desde 1996 – em torno da vida e obra de Antonin Artaud.

Apesar de Artaud ser um dos grandes pensadores da arte performática do século XX, e exercer grande influências tanto na contracultura dos anos 60 e nas filosofias de Foucault, Derrida, Deleuze, o espetáculo é de atualidade sócio-política, principalmente pela veia poética sobre a aceitação da alteridade, seja na concepção étnica, cultural, espiritual e sexual; e consequentemente as relações de violência entre as instituições de poder e seus efeitos sobre o indivíduo.

No breve período entre 19 e 21 de setembro, continuamos com o Taanteatro Companhia, dessa vez na apresentação de Mensagens de Moçambique, espetáculo sobre a luta pela soberania frente à herança colonial portuguesa num país africano.

Para encerrar o mês de setembro, Taanteatro Companhia sobe ao palco para o espetáculo Verbar, uma investigação sobre o sentimento de urgência em encontrar respostas frente às crises da vida megaurbana da era digital. A encenação conta com fragmentos de “Textos para Nada”, de Samuel Beckett, e projeções que exploram a tensão da autorrepresentação nos dias atuais.

No dia 16, pela Oficina Cultural Alfredo Volpi, o Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras promove a exibição da videodança Encruzidança: Negras-grafias na EMEF Ayres Martins Torres, escola pública do bairro Itaquera, em São Paulo. Na sequência acontece o debate “Os Ritos Afrodiaspóricos são nossas escritas narrativas”.

Ambas as atividades denunciam os excessos da racionalidade do Ocidente em detrimento das corporeidades (diferentes particularidades dos corpos). Na presente atividade, o grupo acha como alternativa de narrativa os estudos da Irmandade da Boa Morte e do Culto de Babá Egum, dois ritos mortuários que ocorrem na Bahia para nova história escrita sobre os afrodiaspóricos, e como possibilidade de transgressão aos regimes impostos pela colonialidade.

Sobre a Oficina Cultural Alfredo Volpi                                                      

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

Sobre a Oficina Cultural Oswald De Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Artaud, Le Mômo, da Taanteatro Companhia

4/9 a 14/9: quarta, quintas e sextas (20h) e Sábado (18h) – Exceto dia 07/09 e 11/09

30 lugares, gratuito, com distribuição dos ingressos feita 1 hora antes do espetáculo

Duração: 110 minutos

Indicação: maiores de 12 anos

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Mensagens de Moçambique, da Taanteatro Companhia

19/9 a 21/9: quinta e sexta (20h) e Sábado (18h)

30 lugares, gratuito, com distribuição dos ingressos feita 1 hora antes do espetáculo

Duração: 55 minutos

Indicação: maiores de 12 anos

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Verbar, da Taanteatro Companhia

26/9 a 28/9: quinta e sexta (20h) e sábado (18h)

30 lugares, gratuito, com distribuição dos ingressos feita 1 hora antes do espetáculo

Duração: 50 minutos

Indicação: maiores de 14

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Encruzidança e Negras-grafias: Os Ritos Afrodiaspóricos são nossas escritas narrativas, coordenado por Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras

16/9, Segunda, das 12h às 13h30

Atividade livre e aberta ao público

Expectativa de Público:20

Local: EMEF Ayres Martins Torres – R. Catarina Lopes, 428 – Itaquera – São Paulo/SP

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: