HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesOrquestra Jovem do Estado interpreta obras de Rimsky-Korsakov e Guerra-Peixe na Sala São Paulo

Orquestra Jovem do Estado interpreta obras de Rimsky-Korsakov e Guerra-Peixe na Sala São Paulo

Concerto do dia 17 de novembro será rico em contrastes e intensidade, com composições que exploram o dinamismo da música espanhola, transportam o público para o mundo das Mil e uma Noites e celebram a cultura brasileira, sob regência de Fabrícia Medeiros

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, se apresenta na Sala São Paulo no dia 17 de novembro, domingo, às 15h30. O concerto terá regência de Fabrícia Medeiros e iniciará com Capricho Espanhol, Op. 34, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). 

“É uma obra vibrante e cheia de cor que explora a riqueza e o dinamismo da música espanhola, trazendo ritmos contagiantes e uma orquestração brilhante que irá envolver o público desde os primeiros acordes”, explica Fabrícia Medeiros. 

Na sequência, o programa contempla Tributo a Portinari, de César Guerra-Peixe (1914-1993), compositor, arranjador e violinista nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro. “A peça celebra a cultura brasileira com inspiração nas obras de Candido Portinari, onde as raízes e a identidade nacional ganham vida por meio de melodias e harmonias únicas. É uma obra que emociona pela conexão com a nossa terra e pela maneira como captura o espírito brasileiro”, diz a regente. 

Para finalizar o concerto, a Orquestra Jovem do Estado executa a composição Sheherazade, Op. 35, outra obra-prima de Rimsky-Korsakov, que transporta a plateia para o mundo das Mil e uma Noites com passagens de intenso lirismo e dramaticidade, segundo Fabrícia Medeiros. 

“A peça conduz o ouvinte em uma jornada através de contos místicos e exóticos, explorando os talentos de cada músico com os diversos solos, como por exemplo o violino (spalla), que representa a Sheherazade e encanta pela narrativa musical envolvente”, argumenta. 

Para ela, o público pode esperar uma apresentação rica em contrastes e intensidade, onde cada obra tem sua própria atmosfera e personalidade, mas todas se unem para proporcionar um concerto inesquecível. “Será um privilégio conduzir essas obras com a Orquestra Jovem, e tenho certeza de que o público vai se emocionar e se encantar com esse repertório.”

Transmissão ao vivo

Para democratizar o acesso ao público, o concerto realizado na Sala São Paulo será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp

A temporada da Orquestra Jovem do Estado conta com patrocínio do Bank of America, Desenvolve SP, Machado Meyer Advogados, Deutsche Bank, Crédit Agricole e Cultura Inglesa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

SERVIÇO

Rimsky-Korsakov/Guerra-Peixe 

 

Orquestra Jovem do Estado

Fabrícia Medeiros, regência

 

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)

Capricho Espanhol, Op. 34 – 16′

  1. Alborada
  2. Variazioni

III. Alborada

  1. Scena e canto gitano
  2. Fandango asturiano

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)

Tributo a Portinari – 18′

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)

Sheherazade, Op. 35 – 46′

  1. Largo e maestoso. Allegro non tropo
  2. Lento. Andantino. Allegro molto. Con moto

III. Andantino quasi allegretto. Pochissimo più mosso. Come prima. Pochissimo più animato

  1. Allegro molto. Vivo. Allegro non troppo maestoso

Concerto: 17 de novembro, domingo, 15h30

Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), em: https://orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/event/-792-416-453-155-320-203-352-678-847-332-697-329

Compartilhe!