Concerto do dia 17 de novembro será rico em contrastes e intensidade, com composições que exploram o dinamismo da música espanhola, transportam o público para o mundo das Mil e uma Noites e celebram a cultura brasileira, sob regência de Fabrícia Medeiros
A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, se apresenta na Sala São Paulo no dia 17 de novembro, domingo, às 15h30. O concerto terá regência de Fabrícia Medeiros e iniciará com Capricho Espanhol, Op. 34, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).
“É uma obra vibrante e cheia de cor que explora a riqueza e o dinamismo da música espanhola, trazendo ritmos contagiantes e uma orquestração brilhante que irá envolver o público desde os primeiros acordes”, explica Fabrícia Medeiros.
Na sequência, o programa contempla Tributo a Portinari, de César Guerra-Peixe (1914-1993), compositor, arranjador e violinista nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro. “A peça celebra a cultura brasileira com inspiração nas obras de Candido Portinari, onde as raízes e a identidade nacional ganham vida por meio de melodias e harmonias únicas. É uma obra que emociona pela conexão com a nossa terra e pela maneira como captura o espírito brasileiro”, diz a regente.
Para finalizar o concerto, a Orquestra Jovem do Estado executa a composição Sheherazade, Op. 35, outra obra-prima de Rimsky-Korsakov, que transporta a plateia para o mundo das Mil e uma Noites com passagens de intenso lirismo e dramaticidade, segundo Fabrícia Medeiros.
“A peça conduz o ouvinte em uma jornada através de contos místicos e exóticos, explorando os talentos de cada músico com os diversos solos, como por exemplo o violino (spalla), que representa a Sheherazade e encanta pela narrativa musical envolvente”, argumenta.
Para ela, o público pode esperar uma apresentação rica em contrastes e intensidade, onde cada obra tem sua própria atmosfera e personalidade, mas todas se unem para proporcionar um concerto inesquecível. “Será um privilégio conduzir essas obras com a Orquestra Jovem, e tenho certeza de que o público vai se emocionar e se encantar com esse repertório.”
Transmissão ao vivo
Para democratizar o acesso ao público, o concerto realizado na Sala São Paulo será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp
A temporada da Orquestra Jovem do Estado conta com patrocínio do Bank of America, Desenvolve SP, Machado Meyer Advogados, Deutsche Bank, Crédit Agricole e Cultura Inglesa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Rimsky-Korsakov/Guerra-Peixe
Orquestra Jovem do Estado
Fabrícia Medeiros, regência
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)
Capricho Espanhol, Op. 34 – 16′
- Alborada
- Variazioni
III. Alborada
- Scena e canto gitano
- Fandango asturiano
CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Tributo a Portinari – 18′
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)
Sheherazade, Op. 35 – 46′
- Largo e maestoso. Allegro non tropo
- Lento. Andantino. Allegro molto. Con moto
III. Andantino quasi allegretto. Pochissimo più mosso. Come prima. Pochissimo più animato
- Allegro molto. Vivo. Allegro non troppo maestoso
Concerto: 17 de novembro, domingo, 15h30
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), em: https://orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/event/-792-416-453-155-320-203-352-678-847-332-697-329