Pinacoteca de São Paulo apresenta a Série BNP Paribas de Música de Câmara em parceria com a OSESP
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, retoma parceria com a OSESP – Orquestra Sinfônica de São Paulo, este ano com a Série BNP Paribas de Música de Câmara.
As apresentações da Osesp acontecerão no Átrio da Pina Luz, sempre às quartas-feiras, às 19h30, dias em que o museu estenderá o seu horário de funcionamento e distribuirá 120 ingressos para os interessados a partir das 19h00. A série de concertos da Osesp na Pinacoteca tem patrocínio do banco BNP Paribas e faz parte do projeto Música na Pina. Confira a programação:
18/4 – QUARTETO VILLA-LOBOS
O Quarteto Villa-Lobos, formado por Camila Yasuda e Carolina Kliemann (violinos), Sarah Nascimento (viola) e Wilson Sampaio (violoncelo) fará a primeira apresentação da série, no dia 18 de abril com o repertório de JOHANNES BRAHMS (Quarteto de Cordas, Op. 51) e HEITOR VILLA-LOBOS (Quarteto de Cordas n.1).
20/6 – QUINTETO DE SOPROS ZEPHYROS
No dia 20 de junho, a Pinacoteca receberá o Quinteto de Sopros Zephyros, formado pelos músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e por Fábio Cury (fagote). O grupo apresentará obras de WOLFGANG AMADEUS MOZART (Fantasia em Fá Maior KV 608), CARL NIELSEN (Quinteto Op.43) e de RONALDO MIRANDA (Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros).
29/8 – MÚSICOS DA OSESP E FÁBIO ZANON
O grupo executará peças de HEITOR VILLA-LOBOS (Cinco Prelúdios para Violão e Quinteto de Cordas) e CLAUDE DEBUSSY (Sonata para flauta, viola e harpa). Cláudia Nascimento (flauta), Ederson Fernandes (viola), Suelen Sampaio (harpa), Adrian Petrutiu (violino) e Adriana Holtz (violoncelo) e Fábio Zanon (violino), em apresentação no dia 29 de agosto.
12/09 – CAMALEON BASSOONS
Fundado em 2011, o Camaleon Bassoons é composto pelos integrantes do naipe de fagotes da Osesp Alexandre Silvério, José Arion Liñarez, Francisco Formiga e Romeu Rabelo também com a convidada Mariana Bergenstein (fagotes).
Desde a sua criação, o Camaleon Bassons visa difundir o som do fagote através de um repertório inovador e criativo, incluindo desde obras originais para essa formação, até arranjos e transcrições inovadoras. O grupo apresentará no Átrio da Pina Luz peças de JOHANN SEBASTIAN BACH (Prelúdio e Fuga BWV 553-560 – arranjo de Romeu Rabelo), ALLAN STEPHERSON (Divertimento), HEITOR VILLA-LOBOS (Choro n.5 – arranjo de Romeu Rabelo), TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAES (Orfeu da Conceição: abertura – arranjo de Romeu Rabelo), LEONARD BERNSTEIN (Wonderful Town: abertura – arranjo de Romeu Rabelo, RICHARD RODGERS (My favorite Things – arranjo de Alexandre Silvério), DUKE ELLINGTON (In a sentimental mood – arranjo de Alexandre Silvério) e PAUL DESMOND (Take five – arranjo de Alexandre Silvério).
24/10 – QUARTETO OSESP
Fundado em 2008, o Quarteto Osesp reúne o spalla da Orquestra, Emmanuele Baldini, o violinista Davi Graton, o violista Peter Pas e a violoncelista Heloisa Meirelles. Desde sua fundação, o Quarteto Osesp tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é extremamente vasto, incluindo obras que vão da época barroca até os jovens compositores contemporâneos. No dia 24 de outubro, apresentarão obras de FRANZ SCHUBERT (Quartettsatz, D 703), EDINO KRIEGER (Telas Sonoras) e LUDWIG VAN BEETHOVEN (Quarteto Op.59).
05/12 – ESCUALO ENSEMBLE – TANGO CONTEMPORÂNEO
Com uma formação inusitada, reunindo violino, contrabaixo, piano e vibrafone, o Escualo Ensemble dedica-se a explorar o tango com arranjos e interpretações sofisticadas. O grupo é composto pelos músicos da Osesp Claudio Torezan (contrabaixo) e Rubén Zúñiga (vibrafone) e pelos convidados Daniel Grajew (piano) e Amanda Martins (violino). Finalizando a Série BNP Paribas de Música de Câmara, o grupo apresentará um repertório especial de tango contemporâneo, com peças de compositores icônicos do gênero como ASTOR PIAZZOLLA (Escualo, Milonga en Re e Zum), OSVALDO FRESEDO (Mi Viejo Reloj), DANIEL GRAJEW (Milonga Cuera), DIEGO SCHISSI (Astor de Pibe), OSVALDO PUGLIESE (Negracha), LEOPOLDO FEDERICO (Cabulero) e HORACIO SALGÁN (A fuego lento).
Entrada gratuita em todos os concertos mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do início.
Serviço:
Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 02
Ingressos gratuitos distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.
(11) 3324-1000