Programação reúne oficina de construção de instrumentos, Teatro de Mamulengo, Festival Carnarock e mais
Fevereiro é o mês do carnaval e, mesmo após o feriado, as comemorações não param. As Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam diversas atividades especiais e gratuitas para comemorar a tradicional folia brasileira. Oficina de Construção de instrumentos, Festival Carnarock e Teatro de Mamulengo são alguns dos destaques desta programação.
Em Toks & Batuks: oficina de construção de instrumentos, os participantes aprendem de forma simples e prática a criar instrumentos afro-brasileiros feitos de cabaça, como o xerequê. A atividade acontece em todas as unidades das Fábricas entre 20 e 22 de fevereiro.
Foto: Divulgação
As bibliotecas também promovem as comemorações: Carnavalizando Mascaradamente propõe a criação de máscaras em diferentes formatos na Fábrica de Cultura Capão Redondo dia 16 de fevereiro, sexta-feira às 14h30. O Baile de Carnaval na Fábrica de Cultura Brasilândia acontece 24 de fevereiro, sábado às 14h00.
Com alas construídas pelos aprendizes da Fábrica, o Carnafábrica tem como tema o Capão Redondo, criando e construindo a partir das referências do bairro. A atividade, que reúne cortejo e baile, acontece dia 24 de fevereiro, sábado às 13h00.
O Samba da Tia Preta é uma reunião de amigos dos bairros Jova Rural, Vila Nova Galvão, Jardim Hebron e Jardim Filhos da Terra, próximos da Fábrica de Cultura Jaçanã. A atividade, que acontece dia 25 de fevereiro, domingo às 17h00, valoriza o samba de raiz, um dos principais ritmos brasileiros.
Já para os amantes do rock que querem escapar da folia carnavalesca, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís promove dia 24 de fevereiro, sábado às 16h00 o Festival Carnarock com as bandas Alqueive e Colônia Cratera.
Fechando as comemorações, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza dia 27 de fevereiro, terça-feira às 15h00, o Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil. Na peça, o mestre Valdeck de Garanhuns e o grupo musical Trio Tropeiros da Serra mostram algumas tradições do carnaval pernambucano: os papangus de bezerros, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da ala ursa e o boi de carnaval.
Foto: Divulgação
SERVIÇO
Carnavalizando Mascaradamente
16/2, sexta-feira às 14h30 – Capão Redondo
Toks & Batuks: oficina de construção de instrumentos
20/2, terça-feira às 10h – Capão Redondo | 15h – Jardim São Luís
21/2, quarta-feira às 10h – Vila Nova Cachoeirinha | 15h – Brasilândia
22/2, quinta-feira às 15h – Jaçanã
Baile de Carnaval
24/2, sábado às 14h – Brasilândia
Carnafábrica 2018
24/2, sábado às 13h – Capão Redondo
Festival Carnarock
24/2, sábado às 16h – Jardim São Luís
Samba da Tia Preta
25/2, domingo, às 17h – Jaçanã
Local: Comunidade da Jova Rural – Rua Telma Regina Cordeiro Correia
Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil
27/2, terça-feira às 15h – Vila Nova Cachoeirinha