Programe-se: Oficina Cultural Alfredo Volpi oferece curso gratuito sobre danças urbanas
Além do movimento corporal, a ideia é refletir sobre as danças afro-brasileiras na atualidade, a partir dos movimentos históricos de resistência da população negra
O que são danças negras? É possível falar de um corpo brasileiro? Quais são as marcas corporais de ser negro no país? Esses são alguns questionamentos que o curso O Corpo Brasileiro nas Danças Urbanas do Hip Hop: Afrodiáspora, Movimentos e Criação, organizado pela Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, pretende refletir. Com coordenação de Douglas Iesus, diretor do grupo Fragmento Urbano, o curso será de 19 de janeiro a 23 de março, às sextas-feiras, das 14h00 às 16h00.
A oficina de danças urbanas surgiu a partir da pesquisa de linguagem Encruzilhada, do Fragmento Urbano, com o objetivo de provocar nos corpos reflexões sobre as danças afro-brasileiras na contemporaneidade, a partir dos movimentos de resistência sócio-históricos. O curso é para pessoas de 15 a 29 anos e as inscrições devem ser feitas até 18 de janeiro presencialmente na unidade.
O Fragmento Urbano é um grupo de dança que nasceu em 2009, a partir da inquietude de jovens da periferia da zona leste de São Paulo que tinham um interesse comum: trabalhar com as danças urbanas. Sua pesquisa Encruzilhada, que inspirou o curso oferecido pela Oficina Cultural, discute a atualidade, a ressignificação da ancestralidade, os espaços urbanos e as relações sociais que os permeiam, por meio de uma linguagem experimental e contemporânea.
SERVIÇO
O Corpo Brasileiro nas Danças Urbanas do Hip Hop: Afrodiáspora, Movimentos e Criação
Datas: Às sextas-feiras, de 19/1 a 23/3
Horário: 14h00 às 16h00
Inscrições: até 18 de janeiro, presencialmente, na unidade
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h