X

Projeto Biblioteca Maurício de Sousa vai compartilhar mundo Turma da Mônica com bibliotecas paulistas

Parceria entre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto Biblioteca Mauricio de Sousa tem o intuito de incentivar a leitura para todos os públicos, com a distribuição de kits com centenas de livros para os acervos das bibliotecas públicas e comunitárias do Estado de São Paulo no segundo semestre de 2023. O SisEB é coordenado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e operado em parceria com a organização social  SP Leituras.

“Neste ano em que a personagem Mônica completa 60 anos, comemoraremos doando uma “biblioteca do Mauricio” para 82 bibliotecas do SisEB que, por sua vez, celebram  a ocasião com ações de dinamização de seus acervos”, explica Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. Um dos benefícios esperados é intensificar os diálogos de qualidade desses equipamentos culturais com seus públicos. E além de disponibilizar os livros para as comunidades, as bibliotecas selecionadas realizarão atividades tendo como base o material doado via edital”.

A iniciativa também conta com o apoio das editoras Ação Claretiana/Ave Maria, Cem por Cento Cristão, Cortez, Culturama, Girassol Brasil, Matrix, Online, Panini e Fundação Dorina, e tem como principais objetivos: viabilizar a doação de livros, quadrinhos e revistas da Turma da Mônica e publicações similares; apoiar a atualização e a renovação dos acervos das bibliotecas; contribuir com a implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura; atrair novos públicos para as bibliotecas e promover seu protagonismo. 

“O Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA o respeito à infância e os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa. A parceria com a SP Leituras é uma oportunidade de potencializar o impacto e a transformação social”, afirma Amauri Sousa, Diretor Executivo do Instituto Mauricio de Sousa.

Para esta edição do projeto, foram selecionadas 82 bibliotecas. Os kits reúnem cerca de 200 publicações, além de um totem temático e uma testeira para estante, ambos materiais de sinalização para facilitar a localização do acervo pelos leitores. Em contrapartida, as bibliotecas selecionadas irão realizar, até o final do ano, ações culturais relacionadas à Turma da Mônica. 

“O mundo de Mônica é povoado por crianças que podem ser seu irmão, irmã ou amigo ,é baseado em pessoas reais, cujas características são ao mesmo tempo locais, como o caipira de chapéu de palha, Chico Bento,  e universais, como Cascão, que tem pavor de tomar banho. A nossa parceria com o Instituto Mauricio de Sousa nos enche de orgulho e vamos trabalhar para que ela nos dê ainda mais frutos”, afirma Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo . 

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: