Em Campos do Jordão, Projeto Diálogos Impertinentes discute o tema ‘Mães, Pais e Filhos’
Terceiro ato da ação convida o público a refletir sobre o machismo e o lugar social reservado à maternidade nos dias atuais; a participação é gratuita
Domingo, 13 de maio, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo geridas pela ACAM Portinari – convidam todos para participar do terceiro encontro do “Diálogos Impertinentes”. Esta edição, realizada no Dia das Mães, se propõe a discutir a relação entre mães, pais e filhos e o lugar social reservado à maternidade na sociedade atual. O bate-papo começa às 10h30 e terá entrada gratuita.
O facilitador desta edição será Ricardo Arroio, que representará o lugar social de quem não tem filhos. Taís Masi, como mãe e facilitadora de processos ligados à maternidade, será a co-facilitadora. Eles irão estimular os convidados e o público presente – sejam eles mães, pais ou não – a debaterem o tema de forma saudável, inspirados em conhecimentos como “Comunicação Não Violenta”, “Liderança do Coração”, “Processos Divergentes, Emergentes e Convergentes”, entre outros.
O assunto é muito importante no cenário brasileiro. De acordo com pesquisar do IBGE, mais da metade das mulheres que são mães trabalham e ganham, em média, menos que os homens. Outra situação é de que 38,7% dos lares brasileiros (57,3 milhões de lares) são chefiados por mães solteiras. Neste sentido, serão apresentadas importantes indagações, entre elas, qual é o papel dos homens na perpetuação – ou na transformação – dessas e de outras realidades das mães no país? Quais as diferenças sociais entre ser mãe, pai ou mãe solteira?
O Diálogos Impertinentes acontece ao longo do primeiro semestre de 2018, sempre com a proposta de refletir sobre pontos sensíveis da cultura brasileira e mundial atual, e questionando o processo de naturalização de dinâmicas negativas. O projeto foi elaborado pelo jornalista Gustavo Prudente para tratar questões polêmicas e inquietantes com a ajuda de pessoas ligadas aos movimentos sociais sobre o tema, elucidando possíveis pontos de ruídos. Nas edições anteriores foram abordados o “Privilégio Branco” e “Privilégio Heterossexual”.
O foco de Prudente é contribuir para o desenvolvimento de líderes e culturas sustentáveis, além de fomentar redes globais de lideranças de diversos setores da sociedade, que tomam decisões e impactam positivamente a todos. Para isso, faz pesquisas, escreve, é Coach de Lideranças e Consultor Organizacional pela Sustenta Mundo – Culturas & Relações Sustentáveis, da qual é sócio-fundador.
O endereço do Museu e Auditório é Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão. No domingo a entrada é gratuita. Nos outros dias o valor do ingresso é R$10,00, a meia R$5,00 (estudante e idoso). Conheça a política de gratuidade em www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso.
SERVIÇO
Diálogos Impertinentes – “Mães, Pais e Filhos”
Data: 13/05/2018 (domingo)
Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)
Horário: às 10h30
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: gratuita
#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município