Projeto Guri inaugura polo em Caieiras
Jovens da cidade interessados em estudar música agora podem se matricular em um dos principais programas de educação musical e inclusão sociocultural do Estado; São 240 vagas disponíveis e todos os cursos são gratuitos
As crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos que desejam aprender a cantar ou a tocar um instrumento agora têm uma nova oportunidade: o Guri da Capital e Grande São Paulo abre novo polo em Caieiras, cidade da região metropolitana da capital, a partir desta quarta-feira, 27 de março. Ao todo são 240 vagas para cursos de iniciação musical e de instrumentos como violino, viola, contrabaixo, violoncelo e flauta doce. Tudo de graça!
O Guri é o programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura na capital e Grande São Paulo. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Caieiras, as aulas do Guri serão ministradas no CEU das Artes, que fica no Jardim dos Eucaliptos, e o polo funcionará todas as quartas-feiras, das 8h às 18h.
O polo oferecerá cursos de iniciação musical infantil, para crianças de 6 a 9 anos; cursos sequenciais de violino, viola, contrabaixo, violoncelo e flauta doce, para alunos e alunas de 10 a 18 anos; e, no primeiro semestre, um curso modular de prática instrumental comunitária, para alunos e alunas a partir de 10 anos (maiores de 18 poderão se inscrever).
Aos interessados em ingressar no programa, não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem mesmo o instrumento em casa. O Guri é a porta de entrada para quem pretende iniciar os estudos nesta área.
Para realizar a inscrição, basta comparecer ao polo acompanhado de um responsável, portando uma foto 3X4, o documento de identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência com CEP. O único pré-requisito é que o aluno ou aluna esteja matriculado em uma escola regular. As matrículas para o polo Caieiras do Guri ficam abertas até 17 de abril.
Atualmente o Guri Capital e Grande São Paulo atende 13 mil crianças e adolescentes em seus 46 polos de ensino. Para conferir a lista completa dos cursos e o local onde estão instalados os polos, acesse a página do Guri na internet: www.gurisantamarcelina.org.br
Serviço:
Guri – Polo Caieiras
Funcionamento: quarta-feira, das 8h às 18h
Endereço: CEU das Artes. Av. Armando Sestini, 777, Jardim dos Eucaliptos, Caieiras/SP
Telefone: (11) 965-969-589
Cursos Oferecidos:
Iniciação Musical Infantil, Violino, Viola, Contrabaixo, Violoncelo e Flauta Doce
Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo
O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.
Sobre a Santa Marcelina Cultura
Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.