Iniciativa faz parte do Guri Consciente, programa que tem como intuito contribuir para uma mudança de hábitos sociais nas crianças e adolescentes
Quando o assunto é meio ambiente, pequenas mudanças e atitudes tomadas no cotidiano podem fazer uma grande diferença. Focando nesse conceito, o Projeto Guri iniciou uma série de tarefas com os alunos dos polos do interior e litoral paulista, para orientá-los sobre a importância do cuidado e prevenção da natureza a fim de minimizar os impactos para futuras gerações. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
As ações integram as atividades socioeducativas do Guri Consciente, programa que desperta a consciência social de crianças e jovens, e é inspirado em quatro pilares: cidadania e direitos; meio ambiente e sustentabilidade; saúde; ética e diversidade.
Maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri realiza, durante o mês de maio, ações que vão desde o plantio de mudas até palestras sobre as definições de resíduos secos (recicláveis) e orgânicos, além de conversas nas salas de aula sobre o destino correta de itens como pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.
Abaixo, confira a programação para os próximos dias:
Polo Nova Luzitânia
Data: 23 de maio
Horário: 15h30
Local: Polo Nova Luzitânia
Endereço: Rua Ernesto Cavalin, 1617, Centro – Nova Luzitânia/SP
Programação: Palestra com o tema “Meio Ambiente e Reciclagem” e apresentação dos alunos com uma paródia sobre a natureza.
Polo Ipiguá
Quando: 29 de maio
Horário: às 9h e às 15h
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Luis Fachin Ipiguá
Endereço: Rua Geraldina Dutra Salvador, 700, Conjunto Habitacional Divino Sebastião Moreira – Ipiguá/SP
Programação: Oficina de conscientização sobre descarte correto do lixo e apresentação dos alunos do Polo Ipiguá.
Polo Cachoeira Paulista
Quando: 23 de maio
Horário: 15h30
Local: Parque Ecológico Nelson Lorena
Endereço: Rua Silva Caldas, s/n°, Centro – Cachoeira Paulista/SP
Programação: Visita ao Parque Ecológico Nelson Lorena com o propósito de orientar sobre o quanto a preservação do meio ambiente interfere diretamente na qualidade de vida.
Polo São Simão
Quando: 04 de junho
Horário: 14h
Local: Polo de São Simão
Endereço: Rua Mario Meirelles dos Santos, 220, Centro – São Simão/SP
Programação: Apresentação dos alunos do polo cantando “O Cio da Terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque. Palestra com o Coordenador Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de São Simão, Marcos Gonçalves, sobre o tema “Agricultura familiar”. Posteriormente, gestores e educadores, alunos e seus familiares plantarão mudas de árvores e hortaliças no terreno do polo.
Polo Rubiácea
Quando: 27 de maio
Horário: 09h30
Local: Polo Rubiácea
Endereço: Avenida Mário Rolim Teles, 489, Centro – Rubiácea/SP
Programação: Palestra sobre o tema “O que é o Meio Ambiente?”; apresentação de dança e música; exibição dos instrumentos e brinquedos produzidos com materiais recicláveis.
Polo Piacatu
Quando: 13 de maio
Horário: 14h
Local: Polo Piacatu
Endereço: Rua Angelo Fulini, 260, Centro – Piacatu/SP
Programação: Palestra sobre o tema “Meio Ambiente”, com o intuito de orientar os Guris com relação à preservação ambiental e importância do descarte correto do lixo.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.
Parceiros Locais: Prefeitura Municipal de Luzitânia, Ipiguá, Cachoeira Paulista, São Simão, Rubiácea e Piacatu.
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.