Cadastro estadual definiu parâmetros técnicos e orienta instituições
Além das conferências, homenagens, mesas de debates e painéis digitais, o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) marca a entrega de certificados às 15 primeiras instituições museológicas cadastradas no CEM-SP (Cadastro Estadual de Museus). O 10EPM será nos dias 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo – e é realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a ACAM Portinari.
A entrega dos certificados será feita a museus do interior, capital e litoral (veja lista abaixo), no dia 20 de julho, último dia do evento, a partir das 12h.
O CEM-SP foi lançado em fase de testes em 2016, de maneira restrita aos museus da Baixada Santista. Após um ano de experimentações e ajustes, a avaliação positiva dos organizadores e das instituições públicas e privadas tornaram a ferramenta apta a ser aplicada em todo Estado, o que aconteceu a partir do 9EPM, em junho de 2017. O objetivo do cadastro é refinar ainda mais os critérios para identificar quais instituições podem, de fato, ser classificadas como museus.
Os três principais eixos do CEM-SP são Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e Comunicação e Serviços ao Público. “Esses três itens são essenciais para que os museus estejam cada vez mais próximos da população e conscientes do que a sociedade espera das nossas instituições”, afirma o secretário da Cultura do Estado Romildo Campello.
A estruturação desta metodologia, construída participativamente com a contribuição de gestores públicos e profissionais de museus de diversas realidades, permitiu a compilação de 84 parâmetros que, para além de definir os requisitos mínimos necessários para que uma instituição comprove o efetivo exercício das funções museológicas previstas pelo Estatuto dos Museus, também ajuda a definir uma escala de evolução processual para sua qualificação.
“Temos ciência de que os museus atuam em distintas realidades e estão submetidos a diferentes níveis de maturidade institucional e de envolvimento da comunidade. Assim, o CEM-SP permite também apontar uma perspectiva de evolução para as instituições. Mais do que apenas definir os parâmetros técnicos, este trabalho cooperativo entre o GTC SISEM-SP e diversos sujeitos do campo museal, permitiu criar uma ferramenta de orientação aos museus”, afirma o diretor do GTC SISEM-SP, Davidson Kaseker.
Justamente em razão desta diversidade de contextos das instituições museológicas, definiu-se a criação de uma nova categoria dentro do CEM-SP denominada “Instituições em Processo de Estruturação Museológica”, que se diferencia das instituições deferidas, na medida em que, mesmo não atendendo plenamente os requisitos de elegibilidade, são instituições vocacionadas a caminho da qualificação como museus, para as quais deverão ser desenvolvidas ações voltadas para as especificidades de suas demandas.
“Daqui para frente, enquadrar-se dentro dos parâmetros do CEM-SP será de fundamental importância para que as instituições integrem políticas públicas para o setor e tenham acesso a, por exemplo, exposições itinerantes e repasses públicos de verbas, entre outras ações conjuntas. Ainda mais agora, com a assinatura do termo de convênio com Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), reconhecendo o SISEM-SP como entidade registradora para o Registro Nacional de Museus”, observou Kaseker.
O sistema para o cadastramento no CEM-SP está disponível no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br). A adesão é livre, mas a aprovação do cadastro estará sujeita ao atendimento de parâmetros técnicos e será realizada por ordem de inscrição.
Confira os museus certificados:
- Museu do Café
- Museu da Cidade de Praia Grande
- Museu de Pesca
- Museu de Arte Sacra de Santos
- Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto
- Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Memorial da Resistência de São Paulo
- Fundação Ema Gordon Klabin
- Museu da Casa Brasileira
- Museu de Arte Moderna
- Museu da Cidade de Salto
- Museu da Imigração de São Paulo
- Museu Casa de Portinari
- Museu Felícia Leirner
- Museu Índia Vanuíre
SERVIÇO
Entrega dos Certificado às instituições museológicas cadastradas no CEM-SP
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP
Data: 20 de julho (sexta-feira)
Horário: das 12h00 às 13h00
Informações: (11) 3339-8111
Atendimento à imprensa
Outras Palavras Comunicação Empresarial
Ana Cândida Tofeti: (16) 9 9128-9419
E-mail: anacandida@outras.com.br
Lucas Lourenço: (16) 9 9209-9004
Telefone: (16) 3610-2554
E-mail: lucas@outras.com.br
Site: www.outras.com.br
Facebook: facebook.com/opalavras
Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com