A Secretaria de Cultura e Economia participa e apoia a iniciativa mundial #MuseumSelfieDay, ação que acontece anualmente na qual os usuários de redes sociais são encorajados a publicar fotos em museus em seus perfis, aumentando a presença destes espaços culturais nas postagens em redes social, incentivando a visitação e a formação de público e sugerindo que os museus são espaços atrativos e conectados.
A iniciativa de engajamento será divulgada através de post no perfil @culturasp no Instagram, para a qual tem validade o regulamento a seguir:
– Os participantes devem publicar, no dia 15 de janeiro de 2020, uma foto em qualquer instituição museológica do mundo em seu perfil próprio do Instagram (linha do tempo ou stories) , marcando na imagem o perfil @culturasp, adicionando a hashtag #MuseumSelfieDay e completando na legenda a frase: “Minha próxima selfie será no (a) …”, nomeando qual museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gostaria de visitar proximamente.
– Os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que participam da ação são:
Casa das Rosas (@casadasrosas)
Casa Guilherme de Almeida (@casaguilhermedealmeida)
Casa Mário de Andrade (@museucasamariodeandrade)
Memorial da Resistência (@memorialdaresistenciasp)
MIS Experience (@misexperience)
Museu Afro Brasil (@museuafrobrasil)
Museu Casa de Portinari (Brodowski) (@museucasadeportinari)
Museu Catavento (@museucatavento)
Museu da Casa Brasileira (@mcb_org)
Museu da Diversidade Sexual (@museudadiversidadesexual)
Museu da Imagem e do Som – MIS (@mis_sp)
Museu da Imigração (@museudaimigracao)
Museu de Arte Sacra (@museuartesacra)
Museu do Café (Santos) (@museudocafe)
Museu do Futebol (@museudofutebol)
Museu Felícia Leiner (Campos do Jordão) (@museufelicialeirner)
Museu Índia Vanuíre (Tupã) (@museuindiavanuire)
Paço das Artes (@pacodasartes)
Pinacoteca de São Paulo (@pinacotecasp)
– Os participantes devem seguir o perfil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no Instagram (@culturasp)
– Ao participar da iniciativa, os usuários automaticamente permitem que a Secretaria reposte sua imagem em seu perfil do Instagram (@culturasp)
– O período de participação na ação terá início às 06h00 do dia 15 de janeiro de 2020 e será finalizado às 23h59 do mesmo dia;
– Comissão formada por três funcionários do setor de comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa farão a curadoria das melhores fotos por espaço com base nos critérios:
1) Originalidade
2) Criatividade
3) Interação com o espaço
– Os criadores das fotos selecionadas pela comissão ganharão um par de ingressos para o museu escolhido e citado na legenda da publicação;
– Serão disponibilizados até 20 pares de ingressos para cada museu participante que cobra ingresso;
– Para museus com visitação em horário marcado, serão disponibilizados ingressos com data e horário definido;
– Os perfis dos vencedores serão publicados no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no dia 16 de janeiro de 2020.