Revelando SP 2019 gerou impacto econômico de R$ 94,9 milhões em cinco dias
Estudo da FGV aponta que cada Real investido no evento devolveu R$ 26,8 para a economia; iniciativa criou 1.324 postos de trabalho
O Revelando SP, maior festival de cultura tradicional de São Paulo, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerou impacto econômico de R$ 94,9 milhões, 1.324 postos de trabalho e retorno de R$ 26,8 para cada R$ 1 investido pelo Governo. O evento aconteceu de 13 a 17 de novembro, com 120 cidades participantes e 2.628 expositores, que arrecadaram, no total, R$ 1,504 milhões em vendas de produtos, pratos e artesanatos típicos.
Em cinco dias, 380 mil pessoas passaram pelo Parque da Água Branca, onde o Revelando SP foi realizado. Destes, 10,8% declararam ser turistas e 54,6% afirmaram que compareceram ao evento pela primeira vez.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa investiu R$ 3,5 milhões na realização do evento, que foi produzido pela Organização Social Amigos da Arte. “É um resultado muito significativo. A pesquisa mostra que o investimento em cultura traz impactos positivos não apenas para o setor criativo, mas também para o turismo e a economia, gerando renda, empregos e arrecadação de impostos”, destaca o Secretário Sérgio Sá Leitão.
Balanço e impacto econômico do Revelando SP 2019:
Duração: 5 dias (13 a 17/11)
Custo de realização: R$ 3,5 milhões
Público: 380 mil pessoas
Número de cidades participantes: 120
Número de artistas e expositores: 2.628
Impacto econômico total: R$ 94,9 milhões
Retorno sobre investimento: R$ 26,8 para cada R$ 1
Postos de trabalho gerados: 1.324
Impostos arrecadados: R$ 12,3 milhões
Receitas com vendas: R$ 1,504 milhões
Gasto médio por pessoa: R$ 108,99
Gasto médio por pessoa (turistas): R$ 170,94
Percentual de turistas: 10,8%
Afirmaram visitar o evento pela primeira vez: 54,6%
Fonte: FGV Projetos
Retorno de mídia: R$ 12.795.753,90
Fonte: Boxnet
Maior edição
A 22ª edição do Revelando SP é a maior já realizada, tanto no que diz respeito ao número de artistas e criadores participantes quanto ao de cidades envolvidas. Também foram acrescentadas uma série de atrações novas e a criação de um ambiente imersivo, que proporcionou ao público diversas experiências com a cultura popular e tradicional do Estado. Uma instalação cenográfica levou o público a uma viagem pelo Estado de São Paulo a bordo de um trem com janelas que projetam vídeos de paisagens e marcos de cada região.
Local e acessibilidade
Garantindo um Revelando SP para todos, o evento garantiu acessibilidade a pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, foram instalados 7.200m² de piso especial em toda a arena, tornando o palco e as tendas acessíveis por todos os lados; dois intérpretes de Libras fizeram a tradução no palco de apresentações; a recepção distribuiu panfletos em braile; e todas as imagens de divulgação digital incluíram a hashtag #PraCegoVer, com descrição da imagem publicada.
Sustentabilidade e segurança alimentar
O Revelando SP 2019 dedicou especial atenção ao tema sustentabilidade. A empresa Cicla Brasil, especializada em difusão de formas eficientes e inovadoras de aumentar a coleta seletiva e diminuir a geração de resíduos, realizou recolhimento de óleo, separação de resíduos orgânicos e ações de reciclagem. Também nesta edição, o controle de qualidade e a higienização dos alimentos prontos e preparados na hora foram garantidos por nutricionistas de plantão.