Espetáculo reúne música e dança, com um programa dedicado às canções de diferentes ciclos do compositor alemão Robert Schumann
A São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, em parceria com a Santa Marcelina Cultura, reapresenta o repertório Schumann ou Os Amores do Poeta entre os dias 29 e 31 de março no Theatro São Pedro. Serão três apresentações: na sexta-feira (29) e no sábado (30) às 20h, e no domingo (31) às 17h. No dia 28 de março será a vez de uma sessão educativa para estudantes e terceira idade (inscrições encerradas).
Composto por dois atos, um Neoclássico e um Contemporâneo, a obra traça um recorte de canções de Robert Schumann com adaptações do pianista convidado Ricardo Ballestero. Os textos destas 16 músicas escritas pelo poeta Heinrich Heine, entre 1822 e 1823, são cantados ao som de um piano e acompanhados pelos bailarinos da São Paulo Companhia de Dança. As partituras são reinventadas como uma narrativa criada especialmente para este espetáculo.
“A obra envolve os espectadores em um mundo de relacionamentos amorosos, com diferenças e semelhanças, expressas na intensidade dos movimentos, do canto e da música”, comenta Inês Bogéa.
A concepção cênica do espetáculo é de William Pereira, a coreografia é assinada por Milton Coatti e Cassi Abranches, e a iluminação é de Caetano Vilela. No programa, também participam a soprano Carla Cottini, a mezzo Luciana Bueno, o tenor Daniel Umbelino e o barítono Johnny França. Eles se dividem nas interpretações em diversas formações: solo, duo e quarteto.
Para William Pereira, as duas partes dialogam com a música de Schumann, mas com algumas diferenças. “A proposta gira em torno das mais diversas formas estéticas em que a música romântica pode ser trabalhada e explora as possibilidades dramáticas e cênicas da canção alemã”, explica.
Os interessados em assistir ao espetáculo Schumann ou Os Amores do Poeta pela São Paulo Companhia de Dança podem adquirir os ingressos diretamente na bilheteria do Theatro São Pedro ou pelo site: theatrosaopedro.byinti.com. Os valores variam entre R$ 7,50 e R$ 40,00.
Para mais informações, acesse: spcd.com.br e theatrosaopedro.org.br
Ficha Técnica
Concepção, dramaturgia, direção teatral e espaço cênico: William Pereira
Direção musical e pianista: Ricardo Ballestero
Coreógrafos: Cassi Abranches e Milton Coatti
Direção artístico-pedagógica da Santa Marcelina Cultura: Paulo Zuben
Direção artística da São Paulo Companhia de Dança: Inês Bogéa
Iluminação: Caetano Vilela
Figurinos:
1º Ato: Bailarinos e Cantores: Acervo SPCD e Theatro São Pedro | Cantoras: Fábio Namatame
2º Ato: Bailarinos e Cantores: Plié, Fernanda Yamamoto e Highstil |Cantoras: Plié e Fábio Namatame
Bailarinos da São Paulo Companhia de Dança: Ana Paula Camargo (ou Artemis Bastos), Diego de Paula (ou Kaique Barbosa), João Inocêncio, Luan Barcelos, Matheus Queiroz, Paula Alves e Poliana Souza (ou Michelle Molina)
Cantores: Carla Cottini (soprano), Daniel Umbelino (tenor), Johnny França (barítono) e Luciana Bueno (mezzo-soprano)
Serviço
São Paulo Companhia de Dança
Datas: sexta-feira (29) às 20h | sábado (30) às 20h | domingo (31) às 17h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3661-6600
Capacidade: 636 lugares
Acessibilidade: sim
Preços: de R$ 7,50 a R$ 40,00 – (theatrosaopedro.byinti.com)
theatrosaopedro.org.br
William Pereira | Concepção e direção cênica – graduado em direção teatral pela ECA-USP, William Pereira estagiou em teatro lírico na English National Opera e na Royal Opera House, em Londres. Tem se destacado nas temporadas líricas e teatrais do país em espetáculos com grande repercussão de público e crítica. Entre seus principais trabalhos, estão as estreias mundiais das óperas A Tempestade, de Ronaldo Miranda, Olga, de Jorge Antunes, e Onheama e Natividade, de João Guilherme Ripper. Ganhador dos prêmios Carlos Gomes, APCA, Governador do Estado e Shell.
Ricardo Ballestero | Direção musical – nascido em São Paulo, Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara. Atuou como professor na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou máster classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomingon), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatório Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha), bem como em várias universidades e escolas de música brasileiras.
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 660 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 136 cidades, em mais de 860 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou 22 prêmios, nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA – Direção Artística | Inês Bogéa – é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
SANTA MARCELINA CULTURA
Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. É responsável pela gestão do Guri Capital e Grande São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.