Neste sábado, 2 de junho, das 9h00 às 18h00, será promovida a segunda edição do Seminário Nacional de Políticas Públicas LGBTI, no auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Rua Mauá, 51 – 1º andar – Luz, São Paulo-SP). A iniciativa faz parte do calendário de eventos da 22ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece neste domingo, dia 3, na Avenida Paulista.
Esquadrão Drags (Crédito: Efren Colombani)
O evento tem o objetivo de avaliar as políticas públicas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais) do Governo Brasileiro (Municipal, Estadual e Federal) e debater questões de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. O seminário tem apoio da Secretaria, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, e realização da Casarão Brasil – Associação LGBTI e Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
A programação do seminário traz quatro mesas redondas com especialistas na área, abordando o histórico dos órgãos gestores LGBT, iniciativas do governo e de organismos internacionais na área e ações LGBT no STF e Congresso Nacional. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
SERVIÇO: 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas LGBTI
Data: 2 de junho, sábado
Horário: das 9h00 às 18h00
Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Rua Mauá, 51 – 1º andar
Entrada Gratuita
Programação:
9h00 – Café da manhã
9h30 – Mesa Histórico dos Órgãos Gestores LGBT no Brasil
Participantes:
Valdirene Santos – Assistente Social, Pós graduada em Antropologia Social, Especialista em Políticas Sociais. Coordenadora do Centro de Referência LGBT de Campinas, Presidente do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a população LGBT – Fonges LGBT, Membro da Comissão Interfederativa de Gestores de Políticas Públicas LGBT da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos.
10h30 – Mesa do Governo Brasileiro (Pastas LGBTI)
Participantes:
Cássio Rodrigo – Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Ivan Batista – Coordenador de políticas para LGBT da Cidade de São Paulo
Marina Reidel – Diretora de Promoção de Direitos LGBT da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos. Mulher trans e artista visual
13h00 – Intervalo para o almoço
14h30 – Retorno
15h00 – Mesa Organismos Internacionais
Participantes:
Riccardo Savone – Embaixador do Canadá no Brasil
João Carlos Prieto Garcia – politólogo da Universidade Nacional da Colômbia, especialista em comunicação e jornalismo da Universidade dos Andes, realizou estudos e pesquisas de pessoas com HIV na prisão modelo e em direitos humanos
16h30 – Ações LGBT no STF e Congresso Nacional
Participantes:
Dr. Paulo Roberto Iotti Vecchiatti – Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino. Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero.
Toni Reis – Diretor executivo do Grupo Dignidade. É integrante do comitê executivo da recém-fundada rede regional GayLatino e diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI.
18h00 – Encerramento