Neste momento, atividades estão mantidas; museus, bibliotecas e demais instituições deverão disponibilizar álcool gel e orientações oficiais aos visitantes e funcionários
Sob orientação do Centro de Contingência do Governo do Estado, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa determinou a todas as instituições culturais ligadas à Pasta que cumpram medidas imediatas de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).
Os museus, bibliotecas, teatros, auditórios e centros culturais e de formação deverão disponibilizar álcool gel e lenços descartáveis gratuitos em locais de circulação de público, afixar cartazes com as orientações do Governo do Estado, distribuir flyers com recomendações, apresentar o vídeo oficial da campanha de combate ao coronavírus e oferecer orientações a funcionários e frequentadores que apresentem sintomas.
Neste momento, os programas, ações, espetáculos e eventos culturais estão mantidos tanto na capital como nas demais regiões do estado.
“Não é uma decisão de ordem política, o instinto de um governador ou uma medida de ordem administrativa. É de ordem sanitária e de saúde pública. Com o devido cuidado para não levar pânico nem antecipar processos, porque os efeitos são extremamente nocivos para a vida das pessoas e para a economia de uma região ou país. Temos que tratar isso com bom senso, equilíbrio e avaliações diárias”, disse hoje o Governador João Doria em entrevista coletiva. “Não é razoável paralisar, de maneira precipitada, um estado com quase 46 milhões de habitantes”, completou o Governador.
“Todas as decisões estão sendo tomadas por uma comissão de especialistas e pelo Governador. Nós estamos participando dessas discussões, apresentando as informações relacionadas à área cultural. É fundamental que tenhamos uma posição de racionalidade e equilíbrio. A determinação hoje é de que não há razão, do ponto de vista da saúde pública, para que os espaços da Secretaria sejam fechados ou os eventos cancelados”, explicou o Secretário Sérgio Sá Leitão. “Estamos tomando as providências necessárias para orientar o público e prevenir a disseminação do coronavírus.”
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa mantém comunicação constante com o Centro de Contingência e orientará imediatamente as Organizações Sociais responsáveis pela gestão dos espaços culturais, eventos e programas caso haja qualquer nova orientação.