“O setor cultural precisa daquilo que está sendo criado em lugares que ninguém está vendo. Vamos quebrar as barreiras e levar as oportunidades criadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa para as periferias”, garante o Secretário Sérgio Sá Leitão
O Secretário Sérgio Sá Leitão anunciou, em reunião com representantes das favelas selecionadas para a Taça das Favelas São Paulo 2019, que quer utilizar a rede de representantes das comunidades participantes para levar aos moradores da periferia todas as oportunidades criadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O evento aconteceu nesta terça-feira (26), no Museu do Futebol.
“Tudo o que fazemos na Secretaria de Cultura e Economia Criativa é de vocês. Esse é o sentido da palavra “público”. É público porque pertence a todos e deve ser usufruído por todos. Não temos nenhum interesse em fazer com que nossas atividades e ações sejam restritas. Os artistas, produtores culturais e todos que lidam com cultura nas favelas do estado devem ter acesso às oportunidades que criamos”, destacou.
Sérgio ressaltou a importância da Taça das Favelas e como ela será aproveitada pela Secretaria para aproximar moradores de comunidades das instituições, ações e programas da Cultura. “Está sendo construída aqui uma rede que conecta todas as favelas participantes. Nosso objetivo é usar essa rede para fazer com que as pessoas que moram nas periferias tenham acesso às nossas informações, instituições, programas de fomento e atividades de formação e capacitação”.
Celso Athayde, idealizador do torneio e integrante do Conselho de Gestão Estratégica da Secretaria, destacou a parceria de longa data e o importante reconhecimento do Secretário em relação à CUFA – Central Única das Favelas.