Secretário visita obra da futura Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Prédio que abrigava Museu do Trabalho será transformado em um centro de capacitação para a Economia Criativa
O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Sérgio Sá Leitão, o prefeito Orlando Morando e a deputada estadual Carla Morando visitaram, no dia 7 de fevereiro, a obra do prédio que receberá a próxima Fábrica de Cultura a ser instalada em São Paulo. Localizado em São Bernardo do Campo, o espaço que abrigava o projeto do Museu do Trabalho será transformado em um centro de cultura e economia criativa.
“Estado e Prefeitura unidos vão dar uma nova destinação a este prédio: transformá-lo em um centro de excelência em capacitação para a Economia Criativa. As atividades atingirão todas as idades, especialmente os jovens, criando uma nova perspectiva de futuro”, disse o secretário.
O projeto de construção do Museu do Trabalho no local foi iniciado em 2012, com promessa de conclusão no início de 2013. A obra foi abandonada e tornou-se alvo da Operação Hefesta, deflagrada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU), em 2016. “O imóvel que simbolizava a má gestão, o mau uso de recursos públicos e o que há de pior no Brasil passará a simbolizar o que temos de melhor: a energia, a dedicação, o talento e a criatividade dos brasileiros”, comemorou Sérgio.
Durante a visita, o prefeito Orlando Morando explicou que aguarda a autorização do Ministério Público para dar início ao processo de conclusão da obra. “Em respeito à população de São Bernardo, precisamos dar uma finalidade adequada a esta obra. Buscamos, desta forma, respeito ao dinheiro público e valorização da Cultura”, disse.
Após a conclusão da obra, o prédio será gerido pelo Estado, que lançará chamamento público para contratação da Organização Social que executará os projetos culturais. A nova Fábrica de Cultura está prevista para o fim de 2019.