Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes é o objetivo do Guri Convida, série de concertos proporcionados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A união entre o sexteto vocal BeBossa e o Grupo de Referência de Lorena – Coro poderá ser vista pelo público no dia 20 de outubro, às 19h30, no Teatro São Joaquim, em Lorena.
Para o programa Guri Convida, foram selecionados artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, com papel de difusores de conhecimento. Por isso, além dos concertos (abertos ao público), alguns convidados também fazem também uma masterclass de quatro horas exclusiva para os educadores da região.
Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos e alunas do Grupo de Referência, viabilizando o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referencial musical, as técnicas instrumentais estendidas, o uso da voz e o movimento no processo de trabalho, além da presença cênica.
Contudo, o Guri Convida mantém a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o conjunto, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens, com o intuito de ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.
PROGRAMA
Grupo de Referência de Lorena – Coro
1. Wave
Composição: Tom Jobim
- Dindi
Composição: Tom Jobim
BeBossa e Grupo de Referência de Lorena
- Barquinho
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli
- Capim
Composição: Djavan
- A Rã
Composição: João Donato / Caetano Veloso
BeBossa
- Bye Bye Brasil
Composição: Roberto Menescal / Chico Buarque
- A Morte de Um Deus de Sal
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli
- Agarradinhos
Composição: Roberto Menescal / Rosália de Souza
- Rio
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli
BeBossa e Grupo de Referência de Lorena
- Você
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli
- Garota de Ipanema
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes
- Chega de Saudade
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes
Serviço: Guri Convida – Grupo de Referência de Lorena e BeBossa
Quando: dia 20 de outubro
Horário: às 19h30
Local: Teatro São Joaquim
Endereço: R. Dom Bosco, 284, Lorena/SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público
Grupo de Referência de Lorena – Coro
O conjunto é composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos. No repertório, há canções que vão da renascença até os dias atuais, entre peças populares e eruditas. Em 2013, o grupo protagonizou o espetáculo Lendas Amazônicas, com músicas de Waldemar Henrique, no Teatro São Pedro (SP) e na Sala São Paulo (SP) – esse último na série Aprendiz de Maestro. O Coro já foi conduzido por Pablo Trindade (2012), André Guimarães (2013), Patrícia Costa (2014) e Katherine Zeserson (2015). Em 2017, os jovens músicos cantaram sob a regência de Eduardo Fernandes.
BeBossa
Fundado em 2000, BeBossa é um sexteto vocal de sonoridade sofisticada e contemporânea, com influências que vêm tanto da música brasileira, como do jazz e do blues, de grupos como Boca Livre, Os Cariocas, MPB4, Quarteto Em Cy, Manhatan Transfer e Take6. As principais características do trabalho são a fusão da rítmica brasileira com uma harmonia jazzística e, sobretudo, o fato de se apresentarem sem nenhum instrumento musical. As vozes soam como instrumentos, proporcionando ao público a sensação de estarem ouvindo uma banda, com sons de trumpetes, baixos, guitarras e percussões. Em seu primeiro CD, lançado pelo selo SaladeSom, o grupo celebrou os 50 anos da Bossa Nova, com arrojados arranjos vocais de canções como “Só Tinha de Ser Com Você”, “Samba de Verão” e “Capim”. Anna Coelho, Cauê Nardi, Lívia Nestrovski, Matias Corrêa, Nenê Oliveira e Zeca Rodrigues integram o grupo.
Parceiro local: Prefeitura Municipal de Lorena.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Elen Andrade | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7449| (11) 3147-7490
Secretaria da Cultura do Estado:
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com