SISEM-SP abre chamada pública para participação em atividades interativas do Encontro Paulista de Museus 2020
Interessados em integrar o módulo Mosaico ou os painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões têm até o dia 22 de outubro para se inscrever
De 23 a 27 de novembro, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizará a edição virtual do Encontro Paulista de Museus (EPM2020), em parceria com a ACAM Portinari. A tradicional participação das instituições museológicas na programação não ficará de fora da edição deste ano.
Para isso, o SISEM-SP abre chamada para duas ações interativas que farão parte da programação: o módulo Mosaico e os painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões. “Neste ano, a realização do EPM em ambiente virtual não é a única novidade. Ganharam espaços privilegiados as participações do público e das instituições museais, que poderão contribuir enviando opiniões, relatos e testemunhos sobre o papel dos museus no mundo contemporâneo, especialmente, neste contexto de enfrentamento dos impactos da pandemia na sociedade”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).
O módulo Mosaico será composto por vídeos curtos enviados pelo público, respondendo a uma das quatro questões apresentadas que servirão de provocação para a reflexão e exposição de pensamento acerca do tema proposto.
Até as 18h de 22 de outubro, os interessados em participar devem enviar vídeos curtos por meio do formulário Google, no link https://www.sisemsp.org.br/epm/mosaico-epm2020/. O material pode ter sido gravado por profissionais de museus, estudantes e interessados em geral, no intuito de exprimirem suas expectativas para o futuro da área museológica paulista em relação à temática central do evento: Museus, sociedade e crise: do luto à luta. Para isso, o SISEM-SP propõe que os participantes utilizem o tempo do vídeo para responderem a uma das seguintes perguntas:
– Os museus são neutros?
– O que você espera encontrar nos museus, hoje?
– Museu para quê?
– O museu que eu quero.
Serão aceitos vídeos gravados pelo celular ou por qualquer equipamento de gravação de conteúdo audiovisual (este último, se exclusivamente enviado no formato .mp4). O formato do vídeo deverá ser obrigatoriamente “paisagem” (câmera na horizontal), na proporção 16:9. Os arquivos deverão ser encaminhados sem edição prévia, ou seja, sem aplicação de filtros ou recursos de tratamento de mídia. A duração do vídeo deverá ser de, no máximo, 30 segundos. Além disso, o mesmo deverá ser iniciado com a identificação de nome e município.
O SISEM-SP recomenda que a gravação seja feita em local calmo, sem ruídos ou com poucos sons externos, mas que permita identificar de forma clara a instituição (fachada, área expositiva), respeitando as regras de isolamento social. Caso o autor do vídeo não exerça nenhum cargo em museu no momento, utilizar um local com iluminação adequada e com pouco ou nenhum ruído externo. Se o participante for gravar seu vídeo em ambiente externo, deve atentar às regras de isolamento social e usar máscara.
Quaisquer vídeos que atentem contra as regras de privacidade e uso previstas no Regulamento da programação poderão não ser utilizados. A produção do evento não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
Painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões
O EPM2020 debaterá assuntos relacionados à sustentabilidade, sociedade e crise e as instituições museológicas poderão participar com vídeos baseados em depoimentos institucionais que relatem os recursos e iniciativas que o museu mobilizou para enfrentar a pandemia diante dos desafios do distanciamento social e dos riscos de saúde de funcionários e públicos, não deixando de prestar os serviços à população.
As apresentações selecionadas serão exibidas nas redes sociais do SISEM-SP antes e durante o evento e, após o seu término, ficarão disponíveis no canal do SISEM-SP no Youtube.
Formato do vídeo
Serão aceitos vídeos gravados pelo celular ou por qualquer equipamento de gravação de conteúdo audiovisual exclusivamente no formato .mp4. O vídeo deverá ser gravado obrigatoriamente no formato paisagem, com a câmera na horizontal, na proporção 16:9 e sua duração não poderá exceder seis minutos.
Inicie a gravação falando o nome da instituição e a cidade onde se localiza. O depoimento deve ser sobre as ações realizadas durante a pandemia ou as atividades pensadas para reabertura. Se for gravar o vídeo em área externa, não se esqueça de que o uso da máscara é essencial. O SISEM-SP recomenta que o participante faça testes prévios para verificar a qualidade da luz e do som.
Quaisquer vídeos que atentem contra as regras de privacidade e uso previstas no Regulamento da programação podem não ser utilizados. Os realizadores do evento não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
O prazo para envio dos vídeos para os painéis é até as 18h do dia 22 de outubro, por meio do formulário no link https://www.sisemsp.org.br/epm/paineis-museus-na-pandemia-relatos-reflexoes-epm2020/.
Por exigência da aplicação Formulários Google, o participante de ambas atividades interativas deverão, obrigatoriamente, preencher as informações por meio de uma conta Google. Dúvidas e mais informações, acesse https://www.sisemsp.org.br/epm/ ou envie e-mail para sisemsp@sisemsp.org.br.