HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesSP Cia de Dança se apresenta em São José dos Campos!

SP Cia de Dança se apresenta em São José dos Campos!

A São Paulo Companhia de Dança retorna a São José dos Campos como convidada para a abertura de um dos mais importantes Festivais do país, o 29º Festidança, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A apresentação, gratuita, será no dia 30/5, às 20h no Teatro Municipal da cidade.

O repertório será formado por Petrichor (2018), de Thiago Bordin; Pássaro de Fogo (2010), de Marco Goecke; e Instante (2017), de Lucas Lima.

“Para nós é uma alegria estar presente nas mais diversas cidades do Estado, comemorando os 10 anos da Companhia de Todos Nós.”
MESSAGE-ICON
Inês Bogéa
Diretora da SP Cia de Dança

Saiba mais sobre as obras

Petrichor (2018)

Coreografia e iluminação: Thiago Bordin
Música: Jóhann Jóhannsson e Wim Mertens
Figurinos: Fábio Namatame
Estreia mundial: 2018, Teatro Estadual de Araras, Araras, Brasil

Primeira criação de Bordin para uma companhia brasileira, Petrichor – nome que remete ao cheiro da terra molhada pela chuva – teve como ponto de partida a música de Jóhann Jóhannsson e Wim Mertens, que, segundo Bordin, permite um vislumbre da criação coreográfica. “Quando ouço Mertens, começo a imaginar a luz, o figurino, os passos”. As características dos bailarinos brasileiros foram outra fonte de inspiração para o criador. “A obra se desenvolveu em diálogo com o elenco. Cada um trouxe uma cor, um caráter forte, marcante, bem diferente do que eu imaginava. E isso acabou por se tornar a parte mais gratificante desta coreografia”.

Foto: Rodolfo Dias Paes
Foto: Wilian Aguiar

Pássaro de Fogo (2010)

Coreografia, palco e figurino: Marco Goecke
Música: The Firebird (Berceuse e Final), de Igor Stravinsky (1882-1971)
Desenho de luz: Udo Haberland | Implantação para a SPCD: Wagner Freire
Dramaturgia: Nadja Kadel
Remontagem: Giovanni Di Palma
Estreia mundial: 2010, em Maastrich, Holanda, pelo Scapino Ballet
Estreia pela SPCD: 2017, em São Paulo, Brasil, no Teatro Sérgio Cardoso

“Marco Goecke criou este pas de deux para a música de Stravinsky – composta para o balé de Michel Fokine, The Firebird, estreado em 1910 – na ocasião dos 100 anos da obra, durante o Holland Dance Festival (2010). Goecke remodela o que, na época, estava totalmente de acordo com o caráter dos contos de fada russos originais – a luta de Ivan Tsarevich contra o mágico Koschei para libertar Tsarevna e seus companheiros do cativeiro – desembocando em um encontro entre duas criaturas tímidas. Utiliza dois trechos da música de Stravinsky: o acalanto no qual o mítico pássaro faz todos adormecerem com sua mágica e o trecho final da obra. Seu dueto pode ser interpretado, inclusive, como um encontro entre o pássaro de fogo e o príncipe, duas criaturas de diferentes naturezas: um pássaro que dança e um humano que voa”, fala Nadja Kadel, produtora e dramaturga de Goecke.

Instante (2017)

Coreografia e figurino: Lucas Lima
Música: On the Nature of Daylight, de Max Richter
Iluminação: Nicolas Marchi
Estreia pela SPCD: 2017, Sesc Jundiaí, São Paulo, Brasil

Instante é uma criação de Lucas Lima para o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros e tem como ponto de partida a música de Max Richter, que ganhou novas dinâmicas no movimento dos bailarinos da SPCD. Segundo o coreógrafo, a obra trata de “um instante para se encontrar, e outro para se perder. Um instante para decidir, para seguir, para voltar, para se arrepender”. É uma coreografia que introduz novos impulsos e dinâmicas nos movimentos do balé, dialogando com a contemporaneidade.

Foto: Michelle Molina

Onde

RelatedPost

Compartilhe!