Unidade de ensino do Projeto Guri em São Luís do Paraitinga recebe placa de “Polo Destaque”
O Polo São Luis do Paraitinga foi condecorado com a placa “Polo Destaque 2017”. O mérito foi concedido pela Associação Amigos do Projeto Guri, organização responsável pela administração de mais de 330 polos de ensino do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Todo fim de semestre, a Amigos do Guri realiza uma Avaliação Diagnóstica em seus polos de ensino com a finalidade de acompanhar o progresso e status de cada um. Para isso, são seguidos alguns indicadores básicos como: preenchimento de vagas, infraestrutura do polo, desempenho da equipe de polo, relação de parcerias, além de segurança e violações de direitos dentro da instituição (este último aplicado somente para os polos dentro da Fundação CASA).
Dessa forma, cada regional administrativa do Guri, por meio de um questionário online, é responsável por analisar cada critério e pontuar cada polo. Aqueles classificados como “ótimos” nas duas avaliações desenvolvidas anualmente (1º e 2º semestres, consecutivamente) recebem visita de uma comissão técnica, que valida sua classificação de acordo com a Avaliação Diagnóstica.
“É uma honra receber essa placa porque representa o reconhecimento ao trabalho realizado no Polo São Luis do Paraitinga”, afirma a gerente regional Marina Souza. “Essa conquista é algo que queremos manter, pois nos viabilizou a abertura de outras oportunidades e parcerias”, complementa.
Em 2017, no fim do primeiro e segundo semestre, outros polos se mantiveram como “ótimos”, alcançando o mais elevado nível de qualidade em todos os parâmetros. Em Araçatuba se destacou o Polo Pereira Barreto; em Marília foram os polos Regional Marília e Álvaro Carvalho; em São José do Rio Preto foram os polos Ibirá, São José Bonifácio e Palestina; em Sorocaba, polos Itatinga e Cerquilho; e, por fim, em São José dos Campos, Polo São Luiz do Paraitinga.
Parceiros locais: Prefeituras Municipal de São Luis do Paraitinga
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura, a Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Stefane Braga | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7449| (11) 3147-7490
Secretaria da Cultura do Estado
Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com