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“Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar” fica em cartaz até outubro no Museu Catavento

Projeto cultural aposta no teatro e na diversão como armas para combater o Aedes aegypti e prevenir dengue, zika e chikungunya

 

Depois de percorrer 86 escolas na Baixada Fluminense e fazer sucesso na programação de férias do Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria da Cultura do Estado, o projeto cultural “Esse mosquito vai dançar” permanece até 14 de outubro no Museu com o espetáculo “Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar”.

Com patrocínio da empresa SBP (Reckitt Benckiser) e com o apoio da Razzo, o projeto difunde noções de prevenção e proteção permanentes contra o Aedes aegypti, de forma lúdica e divertida. Em 2018, o projeto passa acontecer com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura por meio do Programa de Ação Cultural do Estado – PROAC.

Desenvolvido pela OAK Educação e Cultura, “Esse mosquito vai dançar” foi lançado em 2016, no Rio de Janeiro. Em sua primeira fase, o projeto consistia na apresentação de uma esquete teatral nas escolas da Baixada Fluminense e na distribuição de kits de material didático para alunos e professores. “Na primeira fase do projeto percorremos nove munícipios da Baixada Fluminense, região muito atingida por casos de dengue, zika e chikungunya. Agora, o projeto foi ampliado e passa a ter um espetáculo infantil com novos personagens, trilha sonora e cenário original. Acreditamos no poder do teatro e do universo lúdico para transmitir conhecimento e estamos muito felizes em trazer o projeto para São Paulo”, conta Vera Gomes, socióloga e diretora da OAK Educação em Cultura.

 

Programação

Em São Paulo, o projeto será realizado no teatro do Museu Catavento, no Brás, região central da cidade. Serão três meses de apresentações gratuitas do espetáculo “Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar”, abertas aos frequentadores do museu e às escolas que visitam o local como parte de suas atividades extracurriculares.

A partir de agosto as apresentações ocorrem quintas e sextas, às 10h e às 14h25, e aos sábados, domingos e feriados, às 13h30 e às 15h.

Sob a batuta teatral do dramaturgo Kleber di Lázzare, com trilha sonora e direção musical de Edu Berton, a peça conta a história de Tinha e Kito, um simpático casal de palhaços que anda pelo mundo construindo novos lares, sempre atentos aos cuidados com a saúde e bem-estar. Entre estes cuidados estão atitudes que ajudam a combater o Aedes egypti, sempre colocadas de forma assertiva e lúdica. Ao final do espetáculo, o público recebe um folder com informações a respeito do combate ao mosquito Aedes egypti e das doenças transmitidas por ele.

Para a apresentação do espetáculo, a OAK doou ao Museu Catavento equipamentos de luz e som. “A peça tem uma trilha sonora especial e um cenário cuidadosamente elaborado para atrair a atenção do público. Para garantir a qualidade das apresentações, foi necessário trocar os equipamentos do teatro do Catavento. Esta doação vai beneficiar nosso espetáculo e as atrações que o espaço receber no futuro”, explica João Noronha, diretor de produção do projeto. “Nos identificamos com o Museu Catavento em sua proposta de difundir conhecimento por meio da curiosidade e do entretenimento. Ficamos felizes em contribuir com um espaço tão importante”, complementa.

Em sua primeira fase, o projeto atendeu diretamente 120 mil alunos da rede pública da Baixada Fluminense – indiretamente, mais de 500 mil pessoas foram impactadas. Em 2018, a previsão é de que o espetáculo seja assistido por mais de 18 mil pessoas. “Crianças e adultos que têm acesso às informações transmitidas pela peça, compartilham e colocam em prática o que aprenderam. O impacto indireto destes 4 meses de projeto pode chegar a 100 mil pessoas”, explica Vera Gomes. “Com cultura e diversão vamos contribuir para a prevenção de doenças e promoção do bem estar”, finaliza.

 

 

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

 

Sobre a Reckitt Benckiser

A RB (Reckitt Benckiser) é uma empresa global líder em bens de consumo de saúde e higiene**. A empresa tem operações em mais de 60 países, com sede em Londres, Dubai e Amsterdam, e vendas em cerca de 200 nações. A RB emprega aproximadamente 37 mil pessoas em todo o mundo. Com o propósito de oferecer soluções inovadoras para vidas mais saudáveis e lares mais felizes, a RB está no top 20 das empresas listadas no London Stock Exchange. Atualmente, é a Nº 1 ou Nº 2 no mundo na maioria de suas categorias, e em rápido crescimento, impulsionado por uma taxa excepcional de inovação. O portifólio de saúde, higiene e casa é liderado por 19 Powerbrands globais, incluindo Nurofen, Strepsils, Gaviscon, Mucinex, Durex, Scholl, Clearasil, Lysol, Dettol, Veet, Harpic, Bang, Mortein, Finish, Vanish, Calgon, Air Wick, Woolite e French’s. 80% do lucro vem das categorias de saúde e higiene do portfólio. No Brasil, no topo das Powerbrands globais, a RB orgulhosamente comercializa três heróis locais: Veja, SBP e Luftal.

Com uma equipe repleta de novos talentos que mesclam interesse intelectual e comprometimento com os mais altos padrões de qualidade, a RB está determinada a redefinir o mundo do consumidor de produtos de saúde e higiene. As pessoas da RB e sua cultura estão no coração do sucesso da empresa. Elas têm uma orientação intensa para a realização e um desejo de superação onde eles se concentram inclusive em sustentabilidade, onde almejam uma redução de 1/3 no consumo de água, 1 /3 em redução de carbono e ter 1/3 de sua receita líquida proveniente de produtos mais sustentáveis ​​até 2020. A RB é também o maior parceiro global FMCG do Save the Children, com uma nova ideia de parceria para reduzir radicalmente a segunda maior causa de mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo: a diarreia. Acima de tudo, a RB quer melhorar os hábitos de saúde e higiene de 200 milhões de pessoas.

Para mais informações, visite www.rb.com

** Nielsen Global Database, (2) Euromonitor, Nich Hall, ACNielsen. (3) Financial Reports, 2012

Sobre a OAK Educação e Cultura

Criada em 1998, a OAK Educação e Cultura desenvolve projetos com o objetivo de educar por meio da arte. A empresa produz cultura e torna o conhecimento científico acessível à crianças e adultos usando metodologias pedagógicas próprias para educar e promover a preservação do meio ambiente, da saúde e do bem estar. Com uma equipe técnica multidisciplinar, desenvolve todo o conteúdo e materiais pedagógicos, produção artística, capacitação e avaliação de educadores e relatórios de resultados. É também responsável pela elaboração de projetos que se enquadrem em leis de incentivo (Lei Rouanet, PROAC, PROMAC), sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e prestação de contas.

 

SERVIÇO:

 

Museu Catavento

Onde: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Telefone: (11) 3315-0051

Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Quanto: R$ 10 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita às terças-feiras.

Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de 7 anos.

Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

 

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