HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesEm agosto, Teatro Sérgio Cardoso recebe espetáculos infantis com entrada gratuita pelo projeto Palco Semente Sabesp

Em agosto, Teatro Sérgio Cardoso recebe espetáculos infantis com entrada gratuita pelo projeto Palco Semente Sabesp

O Teatro Sérgio Cardoso, por meio do projeto Palco Semente Sabesp, anuncia uma temporada de espetáculos gratuitos até setembro deste ano. O espaço vai receber, ao todo, 30 atrações para crianças, que incluem apresentações musicais, teatrais e muito mais. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada apresentação e o espaço está sujeito à lotação. O Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

O Palco Semente Sabesp, idealizado pela APAA e pelo Teatro Sérgio Cardoso e com patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e promover a diversidade artística. Por meio da curadoria de espetáculos de alta qualidade, o projeto oferece ao público a oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão cultural e de se conectar com artistas talentosos. Algumas das companhias e atrações de destaque que passam pelo espaço são Cia Paideia de Teatro, Pia Fraus, Vagalum Tum Tum, Banda Mirim, Catarsis e Ballet Paraisópolis. 

Em agosto, o projeto recebe os espetáculos Planeta Oca, de Carú Ricardo, dia 4 de agosto, domingo, 11h; Dinossauros do Brasil, da Pia Fraus, dia 5 de agosto, segunda-feira, às 10h e 15h; Momo e o Senhor do Tempo, da Candiotto Produções, dia 11 de agosto, domingo, 11h; Elagalinha, de Jackie Obrigon, dia 18 de agosto, domingo, 11h; O Diário de Mika no dia 19 de agosto, segunda-feira, 15h; Simão e os Protetores das Florestas, de Valdeck de Guaranhuns, no dia 25 de agosto, domingo, 11h e O Menino Maluquinho, da Panza Produções, dia 26 de agosto, segunda-feira, 15h.

Sinopse e serviço

Planeta Oca, de Carú Ricardo (4/8)

Em um espetáculo vibrante, Planeta Oca une música e conscientização ambiental de

forma encantadora! Com composições do renomado biólogo Ciro Campos, do Instituto Socioambiental (ISA), e arranjos musicais de Pélico, o show cativa crianças e famílias, promovendo uma nova relação com a natureza. Entre bonecos e um cenário mágico, surpresas esperam por todos, numa jornada divertida rumo à preservação do nosso planeta.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Paschoal Carlos Magno

Data: 4 de agosto, domingo, 11h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Dinossauros do Brasil, da Pia Fraus (5/8) 

O novo espetáculo da Pia Fraus comemora os 40 anos de história do grupo. Em 13 cenas independentes, a peça conta o surgimento de nossos dinossauros até os dias atuais. Os dinossauros escolhidos representam várias regiões do Brasil: Maranhão, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Serão representados pelos seguintes dinossauros: Amazonsaurus, Irritaitor Challengi, Ubirajara Jubatus, Ibirania Parva, Thanos Simonatti, Kurupi Ittaata,Uberabatitan, Megaraptora, Staurikossaurus, Saturnalia Tupiniquim e o Sacissauro .

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Nydia Licia

Data: 5 de agosto, segunda-feira, às 10h e 15h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Momo e o Senhor do Tempo, da Candiotto Produções (11/8)

Quão importante é o tempo para você? Nesta peça, a órfã Momo aparece misteriosamente em uma cidade e se instala nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Lá, onde as crianças desaprenderam a brincar, pouco a pouco ela as ensina a redescobrir esse prazer. Entre brincadeiras, lições e aprendizados, tudo parece fazer sentido até que os Seres Cinzas começam a comprar o tempo das pessoas e a trocá-lo por moedas, o que nada agrada os cidadãos. Com sua percepção e sua coragem, Momo mergulha nesta aventura para salvar a cidade e devolver o tempo a seus verdadeiros donos. Para isso, ela terá a ajuda de seus amigos, o Senhor do Tempo e Cassiopeia, uma tartaruga que não tem pressa nenhuma. 

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Paschoal Carlos Magno

Data: 11 de agosto, domingo, 11h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

Elagalinha, de Jackie Obrigon (18/8)

Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é presa por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a Banda Granja Sounds, uma dupla de Críticos comenta as ações, num enredo paralelo.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Paschoal Carlos Magno

Data: 18 de agosto, domingo, 11h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

O Diário de Mika (19/8)

O espetáculo é baseado na série animada “O Diário de Mika”, que tem como protagonista Mikaela, uma menina de 4 anos muito curiosa, que está aprendendo a lidar com todas as novidades que o mundo tem a oferecer.

No espetáculo, Mika  conta com a ajuda de seus amigos brinquedos para fazer questionamentos e descobertas que os pequenos costumam fazer nessa fase da vida. As belas músicas e a interação com o público cativam a todos os presentes. Os efeitos visuais, adereços cênicos, e um novo cenário inflável, tornam o show dinâmico e divertido para todas as idades, causando surpresas e emoções no decorrer desta aventura. O musical tem produção da Plinta Kids em parceria com a Supertoons. Roteiro de Rodrigo Maiellaro e Elizabeth Mendes, com  coreografia de Luciana Basso, do conceituado Grupo Raça e direção de Rodrigo Maiellaro.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Nydia Licia

Data: 19 de agosto, segunda-feira, 15h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Simão e os Protetores das Florestas, de Valdeck de Guaranhuns (25/8)

No espetáculo Simão e Os Protetores das Florestas, recorremos aos nossos seres mitológicos para incentivar a preservação dos mananciais, proteger a floresta contra a caça predatória, a derrubada de árvores milenares e outras violações tão presentes em nossas florestas nos dias de hoje.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Paschoal Carlos Magno

Data:  25 de agosto, domingo, 11h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

O Menino Maluquinho, da Panza Produções (26/8)

O menino mais amado de todos está comemorando 44 anos de existência. Seu criador precisa fazer uma edição especial de aniversário e o tempo para a entrega está chegando ao fim. Em meio ao processo de criação, ele recebe em seu ateliê a visita de seus netos que não os deixam “trabalhar” de jeito nenhum. Através de desenhos e brincadeiras, eles recordam as obras mais divertidas e com muita aventura, permitem que o público faça uma imersão no universo do autor. O espetáculo é uma grande homenagem ao artista Ziraldo e sua obra mais conhecida e amada de todas.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)

Sala Nydia Licia

Data: 26 de agosto, segunda-feira, 15h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

_____________________________________________________________

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Sobre a Sabesp

A Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 376 municípios do Estado de São Paulo. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo. Em números de população atendida, são 28 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,7 milhões de pessoas com serviço de esgoto.

Compartilhe!