Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
CONDEPHAAT
Proteção do Patrimônio Cultural Paulista
O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) é um órgão vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela proteção, preservação e valorização dos bens culturais materiais e imateriais. Criado em 1968, o CONDEPHAAT desempenha um papel crucial na salvaguarda de monumentos, edificações, sítios arqueológicos, paisagens e manifestações culturais imateriais que fazem parte da história e identidade paulistas.
Sistema Estadual de Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo (SISEP-SP)
O SISEP-SP está ligado à Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas (UPPH-SCEIC) e pretende estabelecer uma gestão integrada e participativa no Estado de São Paulo, com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio cultural paulista. As quatro linhas de atuação do Sistema são: estabelecimento de redes de cooperação; difusão e formação; monitoramento e fiscalização; e gestão do patrimônio cultural.
Acesse o CONDEPHAAT Saiba mais sobre o SISEP
Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Notícias do Patrimônio
Visualizador do Conteúdo da Web
Os museus paulistas e sua imponência:
Guardiões do Patrimônio
Os museus vinculados à Secretaria da Cultura desempenham um papel fundamental na preservação e na divulgação do patrimônio histórico e cultural de nossa região. Ao abrigarem acervos que vão de peças arqueológicas a obras contemporâneas, esses espaços representam pontos de encontro entre passado, presente e futuro, oferecendo experiências imersivas e educativas para visitantes de todas as idades.
Educação e Acesso à Cultura
Por meio de exposições permanentes, mostras temporárias e atividades pedagógicas, os museus reforçam o compromisso da Secretaria em valorizar e democratizar o acesso à cultura. Além disso, eles atuam como agentes de transformação social, contribuindo para a formação de identidades, a promoção da diversidade e o fortalecimento da memória coletiva.