Festival Amazonas de Ópera chega à plataforma #CulturaEmCasa
Serão quatro óperas apresentadas ao vivo direto do Teatro Amazonas; a primeira peça “Anna Bolena” será transmitida em 5 de maio
Na esteira das comemorações do aniversário de três anos e do fortalecimento de parcerias e intercâmbio cultural com outros estados, a plataforma #CulturaEmCasa transmite em maio, a 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), o maior do gênero da América Latina. Essa é a primeira vez que o FAO passa a ser transmitido ao vivo para além das redes sociais do governo do Amazonas. “Anna Bolena” de Gaetano Donizetti inaugura a série, em 5 de maio. A plataforma #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e pode ser acessada também por aplicativo, disponível no Google Play e Apple Store.
Serão quatro apresentações. Na sequência de “Anna Bolena”, a plataforma transmite direto do Teatro Amazonas “O Contractador dos Diamantes” de Francisco Migonone (7), “Piedade” de João Guilherme Ripper (24/5) e “Peter Grimes” de Benjamin Britten (25).
“A parceria entre o 25° Festival Amazonas de Ópera e a plataforma #CulturaEmCasa é muito bem-vinda, porque soma em vários aspectos, mas principalmente pela difusão cultural que proporciona, gerando ainda mais visibilidade ao nosso festival, consolidado mundialmente como o maior do gênero da América Latina”, afirmou o secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz. “Certamente, a transmissão ao vivo do 25° Festival Amazonas de Ópera na #CulturaEmCasa vai encantar e emocionar milhares de pessoas, a ferramenta dá andamento ao trabalho de divulgação dos nossos conteúdos e reforça a democratização da cultura do estado”, completa.
A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada em 21 de abril de 2020. Desde então, cerca de 8,3 milhões de pessoas foram impactadas pelos mais de 5 mil conteúdos já foram disponibilizados pela #CulturaEmCAsa, a maior plataforma cultural gratuita da América Latina.
O FAO é uma realização do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
Parceiros
As produções da #CulturaEmCasa contam atualmente com 14 parceiros, entre governos estaduais – Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul – , secretaria de Turismo da capital paulista, Theatro Municipal de São Paulo, e programas, como o Bando de Teatro de Olodum, o Cine Petra Belas Artes, a Universidade de São Paulo (USP), a Organização das Nações Unidas (ONU), o MIT, os consulados da Índia e da China e o Instituto Brasileiro de Museu (Ibram).
Para 2023, além do Amazonas, o governo da Bahia está na mira da plataforma. No ano passado, foram fechadas parcerias com a Apple, Now, Arte 1, Music Box Brasil e Itaú Cultural Play.
Inúmeros festivais nacionais e internacionais passaram a fazer parte da plataforma também. Entre eles, o Festival de Inverno, Festival de Verão e Festival de Primavera de Campos do Jordão (SP), a Feira Preta, a Expo Dubai 2022, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga, o Cinema Negro em Ação (três edições), a Festa do Imigrante (Memorial da América Latina), o Projeto Espetáculo (Fábricas de Cultura), o Festival do Subúrbio (festival de teatro periférico), os festivais diversos de música do Conservatório de Tatuí, o Mix Brasil, o Festival Mucho, a Mostra Mundo Filmicca, a Mostra de Documentários Indianos.