Oficinas Culturais do Estado de São Paulo abrem 1.842 vagas para diversas formações artísticas
São mais de 70 atividades gratuitas durante o mês de julho; inscrições abertas
As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, promove mais de 70 atividades, entre cursos, workshops, oficinas e outras formações, no mês de julho e por todo o estado paulista. A programação é gratuita e são oferecidas 1.842 vagas, considerando as unidades da capital e a Formação para o Interior.
Para os cursos de Formação para o Interior são 950 vagas, divulgadas nos sites das prefeituras dos municípios parceiros. A agenda completa e inscrição estão disponíveis pelo poiesis.org.br/maiscultura. O e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br fica disponível para sugestões e dúvidas.
As unidades da capital paulista – Oficina Cultural Alfredo Volpi, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – oferecem 892 vagas para diversas formações e vivências do campo da cultura. Toda a programação e área de inscrições também estão disponíveis em poiesis.org.br/maiscultura.
Mais informações, acesse o site oficinasculturais.org.br.
Destaques de julho da Oficinas Culturais
Oficina Cultural Oswald de Andrade
WORKSHOP: PRÁTICAS CRIATIVAS NAS ARTES VISUAIS E OS SURREALISTAS
Artes visuais
Coordenação: Marietta Toledo
13/7 a 3/8 – terças-feiras – 15h às 17h
Público: Interessadas e interessados em Artes Visuais.
Indicação: maiores de 15 anos
Inscrições: Até 8/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Inscrição no site da Poiesis
Plataforma: Zoom
Sinopse: Este workshop busca praticar as técnicas utilizadas pelos artistas surrealistas para expandir o campo de criação artística. Por meio da utilização de frotagem, colagem, apropriação de objetos e outras formas de criação de objetos bidimensionais ou tridimensionais.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA JOVENS EMPREENDEDORES
Audiovisual | Tecnologia
Coordenação: Vanessa Harrison.
15/7 a 29/7 – quinta(s)-feira(s) – 9h às 11h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Descrição do Público: Jovens empreendedores e demais interessados em publicidade e propaganda
Os participantes deverão possuir*:
• Câmera ou celular que contenha esta função;
• Softwares e aplicativos de acordo com o equipamento;
• Computador ou celular para criação e edição.
*Obs: Os materiais acima são facultativos à peça que será desenvolvida.
Inscrições: Até 13/7
Inscrição no site da Poiesis
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 8
Plataforma: Zoom
Sinopse: Empreendedores serão orientados a divulgar seus produtos e serviços de forma criativa, prática e dinâmica por meio de vídeo, áudio ou flyer. Serão abordados, cronogramas, roteiros, câmeras, paleta de cores, iluminação, senso estético, networking, métricas e engajamento.
Oficina Cultural Alfredo Volpi
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – DA BOCA AO PÉ DO OUVIDO
Coordenação: Patrícia Ashanti.
7/7 a 25/8 – quartas – 19h às 21h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Participação: Inscrição Individual
Inscrições: até 1/7
Vagas: 12
Inscrições no site da Poiesis
Plataforma de exibição: Zoom
Sinopse: A oficina de Contação de Histórias traz experiências práticas ligadas à linguagem, a partilha de histórias de vida, além da realização de exercícios e jogos relacionados à criação da arte narrativa.
Formação para o Interior
OFICINA: POÉTICAS DE SI – SÓ PARA MULHERES
Artes cênicas
Coordenação: Erica Cunha
Dias 19, 21, 26 e 28/7, das 18h às 20h
20 Vagas
Público alvo: Mulheres cis ou trans.
Inscrições: Até 11/7
Seleção: análise da ficha de inscrição
Inscrição neste formulário
Plataforma: Zoom
Sinopse: A oficina tem como proposta dois movimentos fundamentais, o encontro consigo mesma, por técnicas de alongamento, auto massagem, percepções corporais e experimentações de movimentos e escritas em fluxo; e o olhar ampliado para o cuidado coletivo, como mulheres, como nos cuidamos? Na oficina pretendemos descobrir juntas o melhor método de autocuidado, a partir das práticas experimentadas.
OFICINA: LEVEL ONE STREET DANCE
Dança
Coordenação: Matheus Mira
Dias 20, 22, 27 e 29, 14h às 16h
50 Vagas
Inscrições: Até 11/7
Seleção: análise de ficha de inscrição
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Inscrição neste formulário
Sinopse: A atividade aborda as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos. O participante será convidado a trabalhar variados níveis de dimensionalidade, velocidade e texturas tendo como principal foco o Hip Hop Dance (NY, L.A, EUR), popping (e danças culturalmente unificadas) e house dance.
WORKSHOP – JOGOS TEATRAIS E A EXPERIÊNCIA DO ENSINO
Artes cênicas, Teatro
Coordenação: Carla Marco
Dia 28/7, 18h às 21h
50 Vagas
Inscrições: a partir de 25/6 até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Plataforma: Zoom
Público-alvo: Educadores e interessados em geral
Inscrição neste formulário
Sinopse: A proposta deste workshop é apresentar o jogo teatral como ferramenta de humanização do ensino formal (online ou presencial). Será apresentado um panorama histórico social do jogo teatral, focando sua aplicação na aproximação do conhecimento com a vida experienciada.
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), jornadas de gestão cultural, ciclos de estudos sobre cultura tradicional e contemporaneidade, programa de qualificação em artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o programa de formação no interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e administra programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.