HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesPrimeiro censo dos trabalhadores de museus do Estado de São Paulo já começou

Primeiro censo dos trabalhadores de museus do Estado de São Paulo já começou

Apuração vai identificar número de profissionais atuantes, nível de formação e média salarial no território paulista, entre outras informações relevantes para o campo museal; levantamento é essencial para a criação de políticas públicas e desenvolvimento do setor 

Coleta dos dados será online e começa nesta quinta-feira (31), por aqui 

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), unidade da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realizará o primeiro Censo de Trabalhadores de Museus do território paulista. A ação visa subsidiar políticas públicas para o campo museal. Os dados começam a ser coletados nesta quinta-feira (31 de agosto), por meio de formulário virtual, aqui.

A iniciativa vai identificar o número de trabalhadores do setor e o nível de formação dos profissionais da área, a média salarial, o tipo de vínculo empregatício, entre outros dados importantes para traçar perfil e desafios no Estado. “É um instrumento fundamental para a elaboração de políticas públicas em prol do desenvolvimento do setor museológico”, aponta a diretora técnica do SISEM-SP, Renata Cittadin. 

O SISEM-SP pretende coletar e sistematizar os dados até dezembro deste ano. Na sequência, apresentará um documento com os resultados em seu site. A partir do primeiro Censo, a proposta é consolidar a varredura como uma ação contínua, permitindo monitoramento dos desafios e identificação de avanços no setor. 

Museus paulistas 

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o país conta com mais de 3,7 mil instituições museológicas e 683 delas estão no território paulista. O SISEM-SP também tem mapeado os equipamentos culturais do Estado, a partir da Plataforma Museus SP.

O canal, presente no site do SISEM-SP, tem conexão direta com o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), reunindo informações técnicas e administrativas sobre as instituições. Pela plataforma é possível saber o tipo de acervo dos museus, o funcionamento e uma perspectiva do número de visitantes.

Compartilhe!