HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesSão Paulo Escola de Dança abre cursos gratuitos de extensão cultural nas áreas de audiovisual e danças populares

Interessados podem se inscrever pelo site até 2 de outubro

A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com inscrições abertas para 130 vagas distribuídas nos cursos de extensão cultural: Minidoc – elaboração de roteiro; Captação e edição de vídeo e Versão Brasileira: mitos, histórias e danças de guerra, festa e fé.

Os cursos são totalmente gratuitos e contam com carga horária de 32h. As inscrições podem ser realizadas até 2 de outubro pelo site e as aulas serão realizadas em dias e horários variados, conforme cada edital. O curso Minidoc – elaboração de roteiro será realizado online, enquanto os demais serão ministrados presencialmente na São Paulo Escola de Dança.

A idade mínima para os cursos é de 16 anos. Estão disponíveis 80 vagas divididas igualmente entre os cursos Captação e edição de vídeo e Versão Brasileira: mitos, histórias e danças de guerra, festa e fé. Para o curso Minidoc – elaboração de roteiro, são 50 vagas.

Captação e edição de vídeo

Para quem quer aprender mais sobre o universo audiovisual, o curso Captação e edição de vídeo é uma boa opção. Essa qualificação ensina gratuitamente a criar um vídeodança e mergulhar nos primeiros passos do audiovisual, além de aprender sobre a prática de filmagem com celular e câmera profissional. Todas as etapas serão estudadas, desde a pré-produção até a finalização, além da discussão sobre as diferenças entre captação de vídeo e fotografia. Uma oportunidade para desenvolver habilidades técnicas e criativas.

Para melhor aproveitamento do conteúdo, é necessário trazer celular ou câmera próprios para assistir às aulas.

Período de realização do curso: de 14 a 29 de outubro de 2024

Segunda a quinta, das 19h às 22h (com abertura e encerramento do curso em horários diferenciados, conforme o edital)

Minidoc – elaboração de roteiro

Por meio do curso Minidoc – elaboração de roteiro, será possível compreender como escrever para a produção de mini documentários. Será uma jornada de aprendizagem na linguagem documental, unindo teoria, análise de filmes e exercícios práticos.

O conteúdo inclui a importância político-social dos documentários, a subjetividade no processo criativo e as diversas formas de narrar uma história. Além disso, serão abordadas as etapas de pré-roteiro (escaleta), montagem e desenvolvimento do projeto.

Período de realização do curso: de 14 de outubro a 4 de novembro de 2024

Segunda, quarta e sexta, das 18h30 às 21h30 (com abertura e encerramento em horários diferenciados, conforme o edital)

Versão Brasileira: mitos, histórias e danças de guerra, festa e fé

O curso Versão Brasileira: mitos, histórias e danças de guerra, festa e fé fará uma abordagem das manifestações tradicionais e populares brasileiras. Será estudada a composição coreográfica a partir das danças, mitos e histórias que moldam a cultura do Brasil. Haverá ainda o compartilhamento de conhecimento sobre movimentos e criações que refletem a diversidade e a profundidade das tradições brasileiras.

Para melhor aproveitamento deste curso, é desejável ter vivência prévia de pelo menos um ano em dança ou outras práticas corporais.

Período de duração do curso: de 28 de outubro a 14 de novembro de 2024

Segunda, quarta e quinta, das 18h30 às 22h (com abertura em horário diferenciado, conforme edital)

Cursos de extensão cultural

Captação e edição de vídeo – 40 vagas – presencial

Minidoc – elaboração de roteiro – 50 vagas – online

Versão Brasileira: mitos, histórias e danças de guerra, festa e fé – 40 vagas – presencial

Inscrições: Até 2 de outubro, no site da São Paulo Escola de Dança

Total de vagas: 130 vagas, distribuídas entre os três cursos

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é bailarina, documentarista, escritora e professora. É bailarina e professora, graduada em filosofia e pedagogia. É doutora em Artes com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora de cursos de especialização em arte, educação e memória, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo e entre 2001 e 2007 foi crítica de dança da Folha de S. Paulo. É autora e organizadora de diversos livros e de mais de 70 documentários sobre dança. Recebeu diversos prêmios entre eles a Medalha Tarsila do Amaral (2022), a nomeação pela Critic’s Choice of Dance Europe, como uma das melhores diretoras da temporada 2018/2019 e o Chavaliére de Lorde des Arts et des Lettres (2024), pelo Ministério da Cultura Francês.