Os alunos do Grupo de Referência (GR) de Piracicaba – Coro se apresentarão no Festival Internacional de Corais (FIC) nos dias 15 e 16 de setembro, em Ubatuba.
No dia 15, os alunos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – participarão em dois momentos do Festival: na Aldeia Guarani, a partir das 10h, e na Paróquia Exaltação da Santa Cruz, às 20h. O repertório abordará canções em homenagem a Piracicaba, como Caruru, Sama-Lenço, A Congada do Divino e músicas regionais brasileiras.
Atendendo ao tema do festival Povos Nativos, o Coro apresentará a peça indígena Oreru Nhamandu Tupã. Junto com outros coros, também cantarão a música Somos Todos Irmãos, para homenagear a cultura indígena.
Já no dia 16, o Coro de Piracicaba retornará à Aldeia Guarani e participará, das 8h às 11h30, de uma proposta de vivências e de integração com os jovens guaranis que residem lá. Os guris compartilharão de atividades como arco e flecha, pintura corporal, dança, música, bate-papo, entre outras atividades conjuntas.
Serviço: Festival Internacional de Corais
Quando: dia 15 de setembro
Horário: a partir das 10h
Local: Aldeia Guarani
Endereço: Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Promirim – Km 30 da Rodovia Rio Santos
Entrada gratuita
Evento aberto ao público
Serviço: Festival Internacional de Corais
Quando: dia 15 de setembro
Horário: às 20h
Local: Paróquia Exaltação da Santa Cruz
Endereço: Rua Dona Maria Alves, 125 – Centro, Ubatuba
Entrada gratuita
Evento aberto ao público
Serviço: Festival Internacional de Corais
Quando: dia 16 de setembro
Horário: às 8h
Local: Aldeia Guarani
Endereço: Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Promirim – Km 30 da Rodovia Rio Santos
Entrada gratuita
Evento aberto ao público
Sobre o Grupo de Referência Piracicaba – Coro.
Composto por vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas cênicas, utilizando-se da linguagem corporal, como a dança, entre outras expressões artísticas. Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017.
Patrocinador do Grupo de Referência Piracicaba – Coro: Catho.
Parceiros locais: Prefeitura Municipal Ubatuba.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Elen Andrade | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7449| (11) 3147-7490
Secretaria da Cultura do Estado
Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com